Agenda do Dia

Lula toma a frente para controlar crise no fiscal; confira a agenda desta terça (31)

31 out 2023, 7:56 - atualizado em 31 out 2023, 7:56
lula-agenda
Agenda: Lula tem encontro com líderes do Congresso para agilizar as votações de pautas econômicas. (Imagem: Lewis Joly/Pool via REUTERS)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se encontra com o ministro Fernando Haddad e os líderes do Congresso para resolver um problema que ele mesmo arranjou: o de risco fiscal e crise de imagem do Ministério da Fazenda.

Na sexta-feira (27), Lula disse que “dificilmente” o governo chegará à meta fiscal de zerar o déficit público em 2024, indo contra todo o trabalho da equipe econômica. Ele afirmou que faria o que puder para cumprir com a meta estabelecida no arcabouço fiscal, mas que não quer começar o ano que vem fazendo cortes de bilhões de reais em investimentos e obras.

No entanto, o mercado não gostou nem um pouco dessa história de não seguir a meta. E o ministro da Fazenda não conseguiu amenizar muito a situação.

Ontem, durante a coletiva de imprensa, Haddad destacou que o objetivo é garantir o equilíbrio das contas públicas e afirmou que dois fatores estão pressionando a equipe econômica: as subvenções do ICMS e a retirada da base Pis/Cofis do ICMS recolhido pelas empresas.

No entanto, ao ser questionado por jornalista sobre a meta estabelecida no arcabouço fiscal, de zerar o déficit público já em 2024, Haddad desconversou e falou que a meta dele estava estabelecida.

“A minha meta está estabelecida […] Para o Ministério da Fazenda nós vamos levar medidas para que os objetivos do governo sejam alcançados”, disse.

Na fala de ontem, Haddad adiantou que Lula queria se reunir com os líderes do Congresso para agilizar as votações de pautas econômicas – o que está previsto para acontecer hoje.

Confira a agenda do presidente Lula desta terça-feira (31)

Horário Programação Local
8h30 Conversa com o Presidente Palácio da Alvorada
10h Reunião com os membros do Conselho Político da Coalizão Palácio do Planalto
15h Ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e Ministro da Controladoria-Geral da União, Vinicius Carvalho Palácio do Planalto
15h30 Ministra da Saúde, Nísia Trindade Palácio do Planalto
16h30 Ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, para assinatura da Sanção ao Projeto de Lei nº 976/2022, que institui pensão especial aos órfãos em razão do crime de feminicídio Palácio do Planalto

Economia

Hoje, acontece a primeira etapa da reunião de dois dias do Comitê de Política Monetária (Copom) para definir o futuro da taxa Selic.

Esta fase é reservada às apresentações técnicas de conjuntura; já a segunda — que acontece amanhã — é para decisões das diretrizes de política monetária.

A expectativa do mercado é de que o Banco Central opte por seguir o ritmo de cortes na taxa básica de juros, de 0,50 ponto percentual. Com isso, a Selic passaria de 12,75% para 12,25% ao ano.

Além disso, na agenda de indicadores, estão a taxa de desemprego aqui no Brasil, Produto Interno Bruto (PIB) na Europa, e PMI Industrial na Ásia.

Confira a agenda econômica desta terça-feira (31)

Horário País Indicador
Brasil Reunião do Copom
EUA Reunião do Fomc
04h00 Alemanha Vendas no Varejo (Setembro)
05h00 Alemanha PIB 2T23
05h30 Hong Kong PIB 2T23
07h00 Zona do Euro CPI (Outubro)
07h00 Zona do Euro PIB 2T23
09h00 Brasil Taxa de Desemprego no Brasil
10h00 EUA Índice de Preços de Imóveis (Agosto)
10h15 Brasil IIE-Br (Outubro)
11h00 EUA Confiança do Consumidor (Outubro)
17h30 EUA Estoques de Petróleo Bruto API (Semanal)
21h30 Japão PMI Industrial (Outubro)
22h45 China PMI Industrial (Outubro)

Editora-chefe
Formada em Jornalismo pela PUC-SP, tem especialização em Jornalismo Internacional. Atua como editora-chefe no Money Times e já trabalhou nas redações do InfoMoney, Você S/A, Você RH, Olhar Digital e Editora Trip.
Linkedin
Formada em Jornalismo pela PUC-SP, tem especialização em Jornalismo Internacional. Atua como editora-chefe no Money Times e já trabalhou nas redações do InfoMoney, Você S/A, Você RH, Olhar Digital e Editora Trip.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.