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Magalu (MGLU3) entra de cabeça no mundo dos games e lança três jogos; “O varejo tradicional ficou para trás”, diz

24 ago 2022, 16:07 - atualizado em 24 ago 2022, 16:57
Ações de varejo
Magalu Games lança seus três primeiros jogos, marcando entrada no mundo dos games (Imagem: Shutterstock)

O Magalu Games lançou seus primeiros três jogos nesta quarta-feira (24), oficializando a entrada do Magazine Luiza (MGLU3) no universo de jogos digitais.

Em novembro de 2021, o Magalu havia anunciado que iria atuar como publisher, ou seja, financiando projetos de jogos ainda não lançados e em fase de desenvolvimento para publicá-los.

Para o lançamento dos três primeiros jogos, o Magalu realizou uma chamada pública de investimento em parceria com o Big Festival, ainda em novembro do ano passado, abrindo um edital para investir até R$ 100 mil em estúdios brasileiros.

Os jogos de três estúdios foram selecionados no edital, com lançamento nesta quarta.

Em coletiva de imprensa, Thiago Catoto, diretor do Luizalabs, área de tecnologia do Magalu e head do Magalu Games, explica que, no passado, o Magazine Luiza era apenas um varejo tradicional, mas que passou a explorar a multicanalidade por meio de um ecossistema digital que, agora, engloba os games.

Catoto destaca ainda que esse é apenas o primeiro passo deste projeto que é para o longo prazo da empresa.

magalu games
(Imagem: Divulgação)

Afinal, o que o Magazine Luiza quer?

“É o começo de algo grandioso”, afirma Thiago Catoto.

A varejista Magazine Luiza adquiriu diversos “braços” ao longo dos anos, com a consolidação da plataforma de e-commerce, a consolidação da assistente virtual, consórcio, a fintech, SuperApp, plataforma de pagamentos, entre outros.

Catoto destacou em coletiva de imprensa que a intenção do Magazine Luiza é cada vez mais expandir e conectar esse ecossistema. O que a empresa quer é promover uma sinergia com este público que o atraia para o ecossistema Magalu.

Com o Magalu Games, o Magazine Luiza planeja se conectar com  O público gamer, integrar os jogos com o SuperApp e se unir às companhias híbridas, que exploram diferentes mercados em simultâneo.

O lançamento dos jogos abre portas para a publicidade do próprio Magazine Luiza como para a geração de receita, o que deve ser explorado pela companhia.

“Podemos aproveitar os jogos para levar mais audiência para o SuperApp, por exemplo, assim como podemos explorar o potencial de publicidade deles”, diz Thiago Catoto.

Para o futuro, destaca que o Magalu Games terá sua própria produtora e produções, e que os planos são de expansão e consolidação neste mercado.

Os primeiros jogos do Magalu Games

Foram lançados três jogos, o “Speed Box”, “Death Trape Nite” e o “Orbits Conqueror”, com download adiantado para a imprensa. Os games já estão disponíveis para o público na Google Store e App Store.

Os jogos atendem a intenção de serem hipercasuais, ou seja, fáceis de baixar e gratuitos. Contam com anúncios em pop-up, bem como a alternativa de assistir a um conteúdo promocional em troca de mais chances para passar das fases. É possível também pagar para remover os anúncios e desbloquear novas fases.

O Speed Box consiste em fazer uma caixa percorrer um caminho até seu destino, coletando uma caixa menor no caminho, com o mínimo de jogadas possível; Death Trape Nite é um jogo de jump (pular), em que o personagem precisa fugir de uma mansão abandonada, coletar doces, destravar portas para o próximo degrau, enquanto foge de um monstro. Já Orbits Conqueror, onde o jogador controla uma nave que precisa ser disparada no tempo certo para coletar estrelas.

Magalu games
(Imagem: Divulgação)

Em coletiva de imprensa, André Jarussi, gerente do Magalu Games, explica que o início com jogos casuais se deve ao fato de o foco inicial ser o mobile, pensando já na integração futura com o aplicativo da empresa.

“A gente enxerga no casual jogos mais simples e fácil de entender para todos os públicos, fazendo uma sinergia bem legal com o público do Magazine Luiza.”

Um dos próximos passos da estratégia do Magalu é incluir um espaço para games em seu SuperApp, além de colocar sua plataforma de publicidade, o Magalu Ads, dentro dos jogos.

Mercado dos games e a grande concorrência

Segundo dados da nona edição da Pesquisa Game Brasil, 74,5% dos brasileiros tem o costume de jogar jogos digitais, um aumento de 2,5% em relação aos dados de 2021.

Em 2021, o mercado de games movimentou US$ 2,3 bilhões no Brasil, segundo a Newzoo, consultoria especializada no setor. No mundo, foram 180 bilhões de dólares. Cerca de 93 milhões de pessoas no Brasil usam celular, computador ou videogame para jogar.

“O Brasil tem um enorme potencial não só como consumidor, mas como polo desenvolvedor de games”, afirma Thiago Catoto.

Contudo, este público já tem diante de si um rico repertório oferecido por empresas já consolidadas no segmento, como a gigante chinesa Tencent.

A Tencent é considerada a maior empresa do mundo dos games, com participação na Epic Games, do jogo Fortnite, Krafton Game Union e da Supercell, do jogo “Clash of Clans”, que, segundo a Reuters, foi uma das maiores aquisições da indústria, avaliada em R$ 44 bilhões.

O conglomerado chinês faturou US$ 13,9 bilhões com jogos em 2021.

Além disso, a Tencent tem sob seu guarda-chuva League of Legends (LoL), da Riot Games, que divulgou em novembro de 2021 que o jogo atingiu a marca de 180 milhões de usuários mensais.

A Amazon Prime e Alibaba são outras grandes companhias presentes no mundo do game, mas também no e-commerce.

A preparação para o Magalu Games

Em 2021, o Magazine Luiza comprou o Jovem Nerd, empresa focada em conteúdos para o mundo geek e que acumula mais de 5,5 milhões de inscritos, e do e-commerce especializado no segmento gamer, o KaBum!.

Além disso, ocorreu a união da NSE, braço de e-sports da Netshoes, com a e-Flix, empresa de gestão de times de e-sports, deu origem à Netshoes Miners, que tem equipes de FIFA e Free Fire.

Segundo a empresa, estas ações fomentam a entrada do Magazine Luiza neste universo.

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Repórter
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Foi redatora na área de marketing digital por 2 anos e ingressou no Money Times em 2022.
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