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Marcopolo: venda de empresa na Índia une o útil ao agradável

17 dez 2020, 18:05 - atualizado em 17 dez 2020, 18:05
Marcopolo
A operação não está sujeita a aprovações regulatórias e deverá ser concluída nas próximas semanas (Imagem: YouTube/Marcopolo S.A.)

A Marcopolo (POMO3) anunciou na noite da última quarta-feira (17) que irá se desfazer da sua joint venture com a indiana Tata Motors. A companhia pretende vender, por US$ 13,5 milhões, sua participação de 49% na empresa para a própria Tata.

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Para Guide Investimento, o negócio será vantajoso para a Marcopolo pois além de ter levantado dinheiro com a venda, a Tata Marcopolo Motors terá que pagar royalties sobre a receita de produtos vendidos, “o que gera uma nova fonte de lucros para a Marcopolo”, afirmou o analista Luis Sales.

A operação não está sujeita a aprovações regulatórias e deverá ser concluída nas próximas semanas.

A joint venture entre a Marcopolo e a Tata teve início em 2010 e produzia ônibus urbanos, rodoviários, minis e micro-ônibus.

Novas apostas

A Marcopolo também, na última quarta-feira, fez sua primeira entrega de carros para veículos leves sobre trilhos (VLT), ampliando a aposta da icônica marca de carrocerias de ônibus no setor ferroviário para diversificar receitas.

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As duas unidades entregues para uma operadora de turismo na Serra Gaúcha são as primeiras da Marcopolo Rail, unidade do setor ferroviário que a Marcopolo lançou no ano passado para atuar nos segmentos de VLT e modais de vias elevadas.

Mas a companhia espera começar a receber também encomendas de municípios já no começo de 2021, inicialmente com maior fornecimento de equipamentos de reposição e modernização, enquanto se prepara para a expansão desses modais pelo país.

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Editor-assistente
Formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, cobre mercados desde 2018. Ficou entre os jornalistas +Admirados da Imprensa de Economia e Finanças das edições de 2022, 2023 e 2024. É também setorista de setor financeiro. Antes, atuou na assessoria de imprensa do Ministério Público do Trabalho e como repórter do portal Suno Notícias, da Suno Research.
renan.dantas@moneytimes.com.br
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