CryptoTimes

Mastercard (MA) quer combater fraude em cripto com nova ferramenta

04 out 2022, 8:47 - atualizado em 04 out 2022, 8:47
Mastercard
A nova ferramenta da Mastercard recebeu o nome de Crypto Secure. (Imagem: REUTERS/Jonathan Bainbridge)

Mastercard (MA; MSCD34) planeja revelar uma nova solução de software para ajudar bancos e emissores de cartões no combate à fraude com criptomoedas, informou CNBC.

Chamado Crypto Secure, o novo software usa algoritmos de inteligência artificial para avaliar o risco ligado à negociação de criptomoedas na rede da Mastercard. A ferramenta usará dados em blockchain e será alimentada pela CipherTrace, startup de segurança em blockchain adquirida pela Mastercard.

Crypto Secure oferece a bancos e emissores de cartões um painel, que objetiva detalhar visualmente se uma atividade ligada a cripto é ou não suspeita e em qual nível. Porém, o próprio sistema não toma a ação – somente o emissor do cartão pode intervir.

Fraude com cripto em foco

Apesar da queda nos preços das criptomoedas, a fraude com elas permanece algo comum – e reguladores continuam a investigar a indústria.

Nos Estados Unidos, reguladores estão pedindo ao Congresso que aprove diversas leis que reforcem regras para a indústria de blockchain e de ativos digitais.

Já a União Europeia tem suas próprias regras do Mercado em Criptoativos (MiCA, na sigla em inglês) sob o holofote.

No final de agosto, o deputado americano Raja Krishnamoorthi pediu que reguladores do país e grandes corretoras de criptomoedas fizessem um balanço e prestação de contas de políticas de combate a fraudes.

Soluções de arrecadação

O foco contínuo de autoridades em fraudes relacionadas a criptomoedas ajudou a provocar movimentos semelhantes de concorrentes da Mastercard.

No mês passado, a plataforma de detecção de fraude, Sardine, obteve US$ 51,5 milhões em uma rodada de arrecadação, liderada por Andreessen Horowitz (a16z) e que contou com a participação da Visa.

Fornecedora de firewall na Web 3.0, Blowfish finalizou uma rodada de arrecadação de US$ 11,8 milhões, liderada pela Paradigm, na semana passada.

Siga o Crypto Times no Instagram!

Fique por dentro de tudo o que acontece no universo cripto de forma simples e prática! Todo dia conteúdos recheados de imagens, vídeos e muita interação. Desde as principais notícias no Brasil e no mundo até as discussões do momento. Você terá acesso ao mundo das criptomoedas, finanças descentralizadas (DeFi), NFTs, Web 3.0 e muito mais. O universo cripto não tem idade, é para você! Conecte-se com o Crypto Times! Siga agora o nosso perfil no Instagram!

Disclaimer

O Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.