Matter Labs lança solução de escalabilidade na Ethereum

06/12/2019 - 10:00
Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento
Matter Labs é um mecanismo de escabilidade e privacidade para a rede da Ethereum (Imagem: Medium/Sean Medcalf)

Matter Labs, equipe de pesquisa e desenvolvimento em escalabilidade de segunda camada pra blockchain, lançou a rede de testes de sua solução principal, chamada ZK-Sync.

O sidechain permite que os usuários da Ethereum terceirizem as responsabilidades de processamento para uma camada mais eficaz em termos de custo e velocidade de transação.

ZK-Sync usa contratos de rollup (em que muitas empresas pequenas no mesmo mercado são adquiridas e fundidas) com provas de conhecimento zero (ZKPs, na sigla em inglês), que ajudam a certificar que as transferências no sidechain e entre camadas permaneçam privadas e válidas.

O empenho da Matter Labs em lançar na Ethereum é apenas por conta das atualizações acrescentadas à iminente hard fork (bifurcação drástica) da rede, Istanbul.

A EIP-2028 vai reduzir o gás por byte nas operações calldata (onde os dados de chamadas locais das funções são armazenados) por um fator dentre quatro, de 68 para 16 de gás por byte.

Requisitos de gás de calldata eram muito altos para os contratos criados para ZK-Sync, então a próxima atualização será uma oportunidade bem-vinda para a empresa de desenvolvimento em escalabilidade de segunda camada.

Custos mais baratos de transação também podem beneficiar soluções de escalabilidade semelhantes e gerar uma competição entre as redes de segunda camada em busca de escalar na Ethereum.

Istanbul vai ser ativada no bloco de número 9.069.000, que espera-se que seja criado amanhã, 7.

Qualquer inovação na escalabilidade de blockchain é vinculada ao Trilema da Escalabilidade, em que uma rede, sidechain ou camada base, em busca de desempenho, deve sacrificar ou a segurança ou a descentralização.

No caso da ZK-Sync, um grupo de validadores faz a gestão da transferência de fundos e do acondicionamento dos valores finais da conta nos blocos da Ethereum, um sistema menos agradável em termos de descentralização.

Apesar de empolgante, a tecnologia de rollout ainda está em desenvolvimento. Ainda assim, soluções interblocos podem acabar armazenando grandes quantidades de capital. Já que esses contratos poderiam servir de chamariz para hackers, a segurança e os testes excessivos são essenciais.

Novo! Receba Grátis a Newsletter
Crypto Times
Uma newsletter que minera informação para você!

Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Daniela Pereira do Nascimento - 02/01/2020 - 16:18

Cotações Crypto
Pela Web