AgroTimes

MBRF Pet inicia exportação aos EUA em busca do maior mercado para rações de cães e gatos

09 out 2026, 16:32
mbrf pets
(Foto: Reuters/Rahel Patrasso)

A MBRF Pet, divisão de ração para animais de estimação do grupo MBRF (MBRF3), iniciou exportações de alimentos úmidos de maior valor agregado para o mercado dos Estados Unidos, que respondem por mais de 40% do faturamento global desse setor, disse um executivo à Reuters nesta sexta-feira (9).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Comercializando pouco mais de 3 bilhões de porções para alimentar cães e gatos ao ano, a companhia está entre as líderes no mercado do Brasil, o terceiro mercado global, atrás também da China.

Mas a empresa conta ainda com o mercado de forte crescimento de exportação para expandir negócios.

“A entrada nos Estados Unidos representa um marco na estratégia de internacionalização da MBRF Pet”, disse o diretor da MBRF Pet, Stanley Andrade.

A agregação do mercado norte-americano tem potencial de impulsionar as vendas externas da companhia, que viu crescimento de 18% no exterior neste ano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A empresa vende para 20 mercados atualmente, ante 15 há dois anos, enquanto projeta ampliar os destinos externos para 26 até o final de 2027.

Para vendas aos EUA, a companhia já conta com duas das cinco unidades habilitadas, uma delas em Bastos (SP) e a outra em Doctor Juan León Mallorquín, no Paraguai, próximo de Foz do Iguaçu (PR).

A MBRF Pet não detalha seus dados financeiros. Mas o executivo ressaltou que o segmento de “pet food” deve faturar no Brasil R$42,96 bilhões em 2026, segundo projeção da Associação Brasileira das Empresas do Setor de Animais de Estimação (Abempet).

Já as vendas externas do setor somaram R$3,3 bilhões em 2025, crescimento de 12% em relação ao ano anterior, conforme a Abempet

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A empresa, cujas vendas fora do Brasil (incluindo exportações) representam quase 20% do total faturado pela unidade de pet, tem no Chile, Paraguai e Uruguai seus principais mercados externos.

Nos EUA, a estratégia é de “entrar de forma gradual”, enquanto esse destino deve ser prioritário no futuro.

“Neste mercado, não tem objetivo (inicial) de acelerar demais, a gente tem que criar marca, tem que estar nas prateleiras, com alimentos úmidos, depois (vendendo) alimentos secos via Paraguai”, afirmou, sem estabelecer uma meta.

A companhia chegou a avaliar no passado a venda da unidade de rações para pet, surgida após aquisições há vários anos. Mas esse processo de alienação foi encerrado em 2023.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Agora, disse o executivo, o foco é crescer organicamente, e não há intenção de aquisições por enquanto.

“Temos plano de chegar à liderança pela internacionalização e agregação de valor”, ressaltou ele.

O segmento de ração para pets tem sinergias importantes com a produção de carnes da MBRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo, que utiliza na ração animal produtos como farinha de frango e de suínos e gorduras como ingredientes, entre outros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar