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McDonald’s (MCDC34): Multa por McPicanha “fake” pode chegar a R$ 12 milhões, apurou Money Times

28 abr 2022, 17:24 - atualizado em 28 abr 2022, 23:32
McDonald’s McPicanha
Segundo o Procon, a multa do McDonald’s pode chegar a R$ 12 milhões (Imagem: Facebook/McDonald’s)

O McDonald’s (MCDC34) pode ser multado em até R$ 12 milhões após a rede de fast-food vender o lanche McPicanha sem a picanha, disse o diretor de fiscalização do Procon-SP, Carlos Marera ao Money Times nesta quinta-feira (28).

“A multa pode chegar a R$ 12 milhões e é calculada de acordo com a gravidade da infração, a vantagem auferida e o faturamento global da rede”, disse. O diretor do órgão, contudo, não informou quanto será, efetivamente, cobrado da empresa.

Mais cedo, o Procon-SP notificou a rede de fast-food, que deverá apresentar a tabela nutricional dos sanduíches, atestando a composição de cada um dos ingredientes.

“Também foi solicitado que o McDonald’s apresente os gabaritos das embalagens utilizadas para acondicionamento dos produtos nas lojas físicas para consumo imediato e para entrega (delivery) e cópia dos materiais publicitários e das mídias de divulgação da linha de 2022”, disse o Procon.

O órgão de defesa do consumidor também exigiu que a rede de franquia deve mostrar qualquer propaganda anterior dos sanduíches com a presença de “sabor acentuado de churrasco e/ou picanha”, veiculados nos meios de comunicação e nas redes sociais.

“O Procon-SP quer ainda que a rede envie os documentos de autorização de comercialização dos produtos junto aos órgãos oficiais competentes, bem como dos termos das respectivas campanhas publicitárias vinculadas”, disse o órgão regulatório.

Ainda de acordo com o Procon, o McDonald’s deve prestar esclarecimentos até o dia 2 de maio.

O que o McDonald’s diz em sua defesa?

Em nota divulgada mais cedo, o McDonald’s disse que os sanduíches trazem molho sabor picanha com um aroma natural de picanha, uma nova apresentação e um hambúrguer diferente em composição e em tamanho (100% carne bovina, produzido com um blend de cortes selecionados).

“A empresa já está trabalhando para esclarecer os questionamentos levantados pelo Procon, dentro do prazo concedido. A marca lamenta que a comunicação criada sobre os novos produtos possa ter gerado dúvidas e informa que novas peças, destacando a composição dos sanduíches de maneira mais clara, já estão sendo produzidas”, disse.

Repórter
Formado em jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie em Julho de 2021. Bruno trabalhou no Money Times, como estagiário, entre janeiro de 2019 e abril de 2021. Depois passou a atuar como repórter I. Tem experiência com notícias sobre ações, investimentos, empresas, empreendedorismo, franquias e startups.
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