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Mercado de franquias cresce 6,1% no 3º trimestre e faturamento chega a R$ 47,2 bilhões

29 out 2019, 17:10 - atualizado em 29 out 2019, 17:10
O faturamento do setor de franquias foi de R$ 44,4 bilhões para R$ 47,2 bilhões na comparação trimestral (Imagem: Reprodução/Chilli Beans)

O setor de franquias apresentou alta nominal de 6,1% no terceiro trimestre deste ano ante o mesmo período de 2018, de acordo com uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). O faturamento foi de R$ 44,4 bilhões para R$ 47,2 bilhões, mostrando uma trajetória de crescimento gradual mesmo diante de um cenário de inflação baixa e demanda oscilante.

Na análise dos últimos 12 meses, a variação foi de 6,8%, tendo o volume chegado a R$ 182,6 bilhões.

“No terceiro trimestre, notamos que, além de se manter esse movimento de expansão, as lojas abertas em maior volume nos trimestres anteriores estão impactando positivamente o desempenho do setor. Em muitos casos, inclusive, essas lojas já apresentam conceitos mais modernos que primam pela eficiência e experiência mais amigável para o consumidor”, disse André Friedheim, presidente da ABF.

Abertura de lojas

No trimestre, o índice de abertura de lojas foi de 4,3% contra o fechamento de 1,4% das unidades, resultando em um saldo positivo de 2,9%. O total de unidades de franquia em operação fechou em 160,5 mil.

“É importante lembrar que este período do ano passado precedeu, justamente, as eleições. Já em 2019, temos um quadro definido e perspectivas de medidas liberalizantes na economia, o que favorece muito a tomada de decisão de investimento”, destacou Friedheim.

A Semana do Brasil também foi um catalisador para as vendas em um período sem muita tradição.

Postos de trabalho

O número de postos de trabalho no trimestre subiu 4%, passando de 1,2 milhão para 1,3 milhão.

De acordo com o presidente da ABF, o setor apresentou um ritmo de geração de empregos superior à média nacional.

Segmentos

Casa e Construção foi a categoria que obteve maior alta no trimestre, de 9,1% (Imagem: Reprodução/Casa do Construtor)

Os 11 segmentos listados pela associação apresentaram desempenho positivo na análise trimestral. Casa e Construção foi a categoria que obteve maior alta, de 9,1%, seguida por Moda, com 8,6%.

O terceiro melhor desempenho foi em Comunicação, Informática e Eletrônicos, que apresentou crescimento de 8,3%. Em quarto lugar ficou Hotelaria e Turismo, com alta de 7,2%, impulsionado por investimentos e pelo início da operação de novas companhias aéreas low cost no Brasil.

Projeções para o fim do ano

Para o setor, a ABF estima um crescimento de aproximadamente 7% em faturamento e 5% em unidades franqueadas e empregos gerados.

O volume de redes em operação no mercado doméstico deve crescer cerca de 1%.

Editora-assistente
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
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Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
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