Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Mercado de minério tem sinais mistos de oferta e demanda incerta

20/07/2021 - 7:46
Minério de Ferro
A produção de minério de ferro da Vale ficou um pouco abaixo do esperado no trimestre passado, embora os volumes tenham crescido em relação ao período anterior (Imagem: Pixabay/timcgundert)

O ano volátil do minério de ferro enfrenta um novo teste. As maiores mineradoras do mundo sinalizam um cenário de oferta complexo em meio à maior preocupação sobre a força da demanda chinesa.

A produção de minério de ferro da Vale ficou um pouco abaixo do esperado no trimestre passado, embora os volumes tenham crescido em relação ao período anterior.

A empresa também manteve o guidance anual. Na terça-feira, a BHP disse que poderia elevar ainda mais a produção no exercício fiscal de 2022 depois de um ano recorde, enquanto a Rio Tinto alertou para a dificuldade de atender à demanda e sinalizou que os embarques anuais podem ficar no limite inferior de sua previsão.

As perspectivas divergentes de oferta contribuem para um segundo semestre incerto, já que investidores também buscam avaliar o ritmo da demanda na China, onde os estoques portuários têm aumentado e a produção de aço caiu em junho pela primeira vez desde o fim do ano passado.

A iniciativa do governo chinês para reduzir as emissões do setor de aço pode levar o mercado global de minério de ferro a um superávit no último trimestre, e o excesso de oferta permaneceria no próximo ano, segundo estimativas do Citigroup.

O consumo de minério de ferro será impactado com a intensificação gradual dos cortes na produção de aço, o que ajudaria a frear o rali das matérias-primas, de acordo com relatório da Huatai Futures.

Gostou desta notícia? Baixe o nosso app para ler, em apenas um clique, esta e mais de 150 matérias diárias.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Rafael Borges - 20/07/2021 - 7:46

Pela Web