Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Mercado já precificou aumento de impostos aos bancos, risco no longo prazo

03/03/2021 - 10:13
Itaú ITUB4
A XP Investimentos avalia como exagerada a queda dos papéis do setor bancário na véspera (Imagem: Reuters/Sergio Moraes)

Desde o início da pandemia de Covid-19, o mercado já monitorava o possível aumento da Contribuição Social sobre Lucro Liquido (CSLL) aos bancos, medida concretizada pelo presidente Jair Bolsonaro nesta segunda-feira (1°).

A cobrança maior às instituições financeiras reflete a compensação do governo federal por zerar as alíquotas do PIS/Cofins incidentes sobre a comercialização e a importação do óleo diesel, por dois meses, e do gás de cozinha, sem um prazo definido.

“O aumento de 5% na CSLL traz impactos moderados nos lucros das instituições financeiras e apenas no curto prazo. O problema maior é o aumento dos riscos de interferência política no setor, vide as recorrentes imposições de teto sobre taxas de juros em linhas de crédito“, alerta o analista Matheus Amaral, do Inter Research.

O analista explica que o aumento nos impostos sobre o valuation dos bancos já estava embutido nas avaliações do Inter, e que ainda assim as ações encontram-se descontadas, com boa oportunidade de entrada.

Na mesma pegada, a XP Investimentos avalia como exagerada a queda dos papéis do setor bancário na véspera (2), uma vez que o impacto “é limitado para 2021”.

A corretora reitera recomendação de compra para Bradesco (BBDC4) e Banco do Brasil (BBAS3) e neutra para Itaú Unibanco (ITUB4) e Santander (SANB11).

Veja a seguir as recomendações do Inter Research para o setor bancário:

Empresa Ticker Recomendação Preço-alvo (R$) Valorização (%)
Itaú Unibanco ITUB4 Compra 33,5 35
Bradesco BBDC4 Compra 34 53
Santander SANB11 Neutra 47 27
Banco do Brasil BBAS3 Neutra 40 44

Chegou a nova newsletter Comprar ou Vender

As melhores dicas de investimentos, todos os dias, em seu e-mail!
Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Lucas Simões - 03/03/2021 - 13:16