Comprar ou vender?

Mercado Livre (MELI34): XP inicia cobertura e lista 4 razões para comprar

18 mar 2025, 10:40 - atualizado em 18 mar 2025, 10:40
mercado-livre-4t24-genial-investimentos
A XP Investimentos iniciou a cobertura do Mercado Livre com recomendação de compra (Imagem: Reuters/Divulgação Mercado Livre)

A XP Investimentos iniciou a cobertura do Mercado Livre com recomendação de compra, embasada em quatro aspectos listados pela casa. O preço-alvo para o BDR da companhia, MELI34, é de R$ 118 ao final de 2025.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para os analistas Daniella Eiger, Gustavo Senday e Laryssa Sumer, entre as razões que sustentam a visão positiva sobre a gigante do e-commerce estão as tendências estruturais positivas de mercado, tendo em vista que a penetração do comércio eletrônico e a bancarização da América Latina estão abaixo dos países desenvolvidos.

O histórico sólido do mercado livre e sua capacidade de antecipar tendências e, assim, realizar os investimentos necessários para se posicionar é outro fator destacado pelos analistas. Somado a isso, está o que a XP classifica como um “ecossistema incomparável”.

Por fim, os analistas apontam as alavancas de monetização a serem desbloqueadas, principalmente nas divisões de ads (anúncios) e serviços financeiros, com Mercado Pago, que devem ser apoiadas por uma proposta de valor competitiva.

Mercado Livre: No que prestar atenção?

Para os analistas da XP, a concorrência deve ser monitorada de perto. Ainda que vejam o Mercado Livre bem posicionado para continuar ganhando participação, especialmente em meio a uma dinâmica macroeconômica mais fraca, os analistas reforçam a importância de atenção neste aspecto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Neste sentido, após avaliar Shopee no Brasil, na Amazon no Brasil e no México, e as movimentações da TikTok Shop no exterior, a conclusão da XP é que ainda não há um sinal de alerta, mas enxergam uma deterioração da dinâmica no Brasil à medida que Shopee e Amazon aceleram seus investimentos.

“Em nossa opinião, uma das principais forças estratégicas do Mercado Livre é a capacidade da empresa de antecipar tendências e oportunidades estruturais, e investir quando necessário, independentemente da dor no curto prazo”, ponderam.

A XP recorda que isso aconteceu no passado, quando a companhia se concentrou em escalar seu marketplace e construir sua rede de logística, ambos como vantagens competitivas em relação aos concorrentes.

“Acreditamos que isso acontecerá novamente em 2025, pois os investimentos em logística e P&D (pesquisa e desenvolvimento) e o crescimento do cartão de crédito devem levar a pressão no curto prazo, mas ganhos no longo prazo”, avaliam.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como resultado, a estimativa de lucro líquido da XP para 2025-26 está 6-12% abaixo do consenso, embora com uma classificação de compra, pois a casa acredita que tais investimentos devem desbloquear valor e ser essenciais para sustentar a posição de liderança da empresa na América Latina.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Repórter
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas.
lorena.matos@moneytimes.com.br
Linkedin
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas.
Linkedin
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar