Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Mercado reduz projeção de inflação do IPCA este ano para 3,87%

11/02/2019 - 8:55

Finanças

Por Arena do Pavini – Os analistas, economistas e gestores do mercado financeiro reviram para baixo suas estimativas de inflação oficial, o IPCA do IBGE, para este ano, de 3,94% para 3,87% na semana passada, conforme pesquisa semanal Focus feita pelo Banco Central (BC).

IRB Brasil mostra alta de 49,7% no lucro líquido do quarto trimestre

Para 2020, a projeção de inflação se manteve em 4%, conforme a mediana das respostas de mais de cem instituições. Também a projeção para o IGP-M da Fundação Getulio Vargas (FGV), que corrige o aluguel, deve ser menor este ano, 3,90%, ante 3,92% na projeção da semana anterior. Para 2020, a estimativa do mercado é que o IGP-M suba 4%.

No curto prazo, o mercado reduziu a projeção para a inflação do IPCA de fevereiro, de 0,36% para 0,35%, manteve a de março em 0,34% e reduziu a de abril, de 0,38% para 0,37%. O IPCA é usado como referencial das metas de inflação do BC, por isso seu comportamento influencia diretamente a política monetária e a taxa de juros da economia.

O mercado manteve as projeções para o crescimento da economia, estimando um aumento do Produto Interno Bruto (PIB) de 2,5% este ano e o mesmo percentual para o ano que vem. Nesta semana, o Banco Central divulga seu índice de atividade, o IBC-Br, de dezembro, que pode influenciar as próximas projeções.

Para o juro, a projeção da Selic para o fim deste ano ficou estável em 6,5% e, para 2020, se manteve em 8%. A estimativ para o dólar também se manteve, em R$ 3,70 no fim deste ano e R$ 3,75 no fim do ano que vem.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Bruno Andrade - 11/02/2019 - 8:55