Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Fast

Mercados abrem em pânico com avanço do coronavírus na Itália e Coreia do Sul

24/02/2020 - 7:56
Coronavírus Máscaras Saúde Mercados Ásia
O pessimismo invade as principais praças acionárias (Imagem: Reuters/Yuya Shino)

Os mercados globais sinalizam cautela a medida que o novo coronavírus (Covid-19) toma conta da Itália, Coreia do Sul e parte do Oriente Médio, conforme aponta reportagem da CNBC.  Ao passo que a epidemia se espalha para além das fronteiras da China, origem do surto, o pessimismo invade as principais praças acionárias.

Na Europa, chega a quatro o número de mortes na Itália, enquanto que os infectados já passam dos 130 desde a sexta-feira (21). O governo sul-coreano elevou para alerta máximo suas medidas contra o coronavírus, cujos casos saltaram de 31 para 763 e sete pessoas não resistiram no intervalo de uma semana.

O principal índice da bolsa da Coreia do Sul, o Kospi, fechou em queda de 3,9%, enquanto que o italiano FTSE MIB despencava 990 pontos, o que representa uma desvalorização superior a 4%. O índice pan-europeu Stoxx 600 perdia 3,5% por volta das 07h30 (horário de Brasília). Londres, Paris e Frankfurt também mostravam fraqueza.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!

A situação no Irã também é preocupante, pois o país reporta mais 12 mortes e uma cifra de 61 casos confirmados da doença. Para contenção, o governo iraniano têm suspendido aulas em escolas e universidades, além fechar a fronteira com o Afeganistão e Paquistão.

As commodities também refletem a inquietação dos mercados: os futuros do petróleo Brent desabavam cerca de 3,7% para US$ 56,34 o preço do barril. Já os ativos de proteção indicam um oásis ao investidor: a cotação do ouro subia 2,5%.

 

Última atualização por Lucas Simões - 25/02/2020 - 21:28