Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Metaverso: Casos de assédio sexual já estão sendo relatados, afirma BBC

Renan Nunes
25/05/2022 - 14:01
Metaverso Horizon Worlds
Jogo Horizon Worlds, da Meta, já é palco de agressões machistas e homofóbicas a algum tempo afirmam especialistas (Imagem: Shutterstock/rafapress)

O avatar de uma pesquisadora de 21 anos foi assediado sexualmente na plataforma de realidade virtual Horizon Worlds, da Meta (antigo Facebook).

De acordo declaração de ativistas da organização de responsabilidade corporativa SumOfUs à BBC, a empresa de tecnologia de Mark Zuckerberg ainda não tem políticas de combate a esse tipo de violência.

Apesar de a agressão ter acontecido virtualmente, segundo especialistas, experiências como essa podem gerar traumas reais nos usuários.

Em resposta a episódios anteriores, a Meta (FB; FBOK34) restringiu as interações entre jogadores da plataforma, evitando eventuais “invasões” ao espaço pessoal dos internautas.

No episódio envolvendo a pesquisadora, seu avatar foi retirado do seu campo de visão e logo em seguida dois outros avatares masculinos passaram a fazer comentários sexuais e oferecer uma garrafa de bebida virtual a jogadora.

“Isso tem um impacto real nos usuários”, afirmou Vicky Wyatt, diretora de campanhas do SumOfUs, ao jornal britânico.

Apesar de o metaverso ainda ser um espaço em construção, onde bilhões de dólares estão sendo investidos mensalmente, a ausência de medidas para evitar agressões aos seus usuários pode fazer com que ele já nasça fadado ao fracasso.

“Ao invés de se apressar para construir o metaverso no Facebook, estamos dizendo: Olhe, você precisa parar e olhar para todos os danos que estão causando em suas plataformas agora mesmo”, destacou Wyatt.

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, e muito mais. Clique aqui e siga agora nosso perfil!

Última atualização por Tamires Vitorio - 25/05/2022 - 14:01

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado de tecnologia?
Receba toda sexta-feira as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto