Internacional

Mike Pence diz que o momento é de ação contra Maduro, não de diálogo

01 fev 2019, 20:40 - atualizado em 01 fev 2019, 20:40
O vice-presidente do EUA, Mike Pence, durante declaração à imprensa, no Palácio Itamaraty. (Crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, disse hoje (1º), em Miami, que o momento atual é de ação contra o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, e não de diálogo. Em sua conta pessoal no Twitter, Pence ressaltou o apoio ao governo interino, Juan Guaidó.

Acompanhe as carteiras recomendadas de fevereiro

“Não é hora de dialogar. Este é o momento para a ação. Chegou a hora de acabar com a ditadura de Maduro”, afirmou Pence no Twitter.

“A Assembléia Nacional [Constituinte da Venezuela] e o presidente Juan Guaidó têm nosso total apoio porque reconhecemos a verdade – a ditadura de Maduro está destruindo a Venezuela.”

Segundo o vice-presidente, é necessário lutar pela preservação da liberdade e democracia. Para ele, Maduro é ilegítimo. “A luta na Venezuela é entre ditadura e democracia – e a liberdade tem o momento. Nicolás Maduro é um ditador sem direito legítimo ao poder – e Nicolás Maduro deve ir.”

Pence ressaltou que o governo dos Estados Unidos vai continuar a “exercer toda a pressão diplomática e econômica para promover uma transição pacífica para a democracia”.

A crise na Venezuela também foi tema de uma entrevista coletiva do ministro das Relações Exteriores do Brasil, Ernesto Araújo. Para ele, o presidente legítimo é Guaidó e existe, sim, possibilidade de adotar sanções específicas contra Maduro. Porém, o foco é apoiar a interinidade de Guaidó, ressaltou Araújo.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.