Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Minério de ferro cai na China com menor otimismo sobre demanda

07/06/2021 - 8:13
Minério de Ferro
O contrato mais negociado do minério de ferro na bolsa de commodities de Dalian, na China, fechou o pregão diurno com queda de 4,4%, a 1.118 yuanes (174,70 dólares) por tonelada (Imagem: Pixabay/ Mikes1978)

Os preços do minério de ferro recuaram nesta segunda-feira, após dados comerciais moderados sobre a China e menores margens de lucros em siderúrgicas reduziram o entusiasmo do mercado sobre as perspectivas de demanda pelo material usado na fabricação do aço.

A China, que responde por mais de metade da produção global de aço, importou 89,79 milhões de toneladas de minério de ferro no mês passado, substancialmente menos que os 98,57 milhões de abril e das 102,11 milhões de toneladas de março.

Os dados também mostraram que as exportações de aço da China em maio recuaram 33,9% frente ao mês anterior, para 5,27 milhões de toneladas.

O contrato mais negociado do minério de ferro na bolsa de commodities de Dalian, na China, fechou o pregão diurno com queda de 4,4%, a 1.118 yuanes (174,70 dólares) por tonelada.

“A acentuada queda nos preços do aço… levou a uma significativa queda nos lucros das usinas siderúrgicas”, disseram analistas da Sinosteel Futures em nota.

A demanda por aço na China também desacelerou, causando uma “grande volatilidade de curto prazo no mercado”, acrescentaram.

Ainda assim, as cotações do minério de ferro seguiam relativamente elevadas, com o contrato mais líquido na bolsa de Dalian tendo avançado cerca de 17% frente à mínima tocada em 27 de maio, enquanto o minério com 62% de teor se manteve acima de 200 dólares por tonelada no mercado físico, segundo dados da consultoria SteelHome.

Bobinas de aço na China
A demanda por aço na China também desacelerou, causando uma “grande volatilidade de curto prazo no mercado”, acrescentaram (Imagem: REUTERS/Damir Sagolj)

A apertada oferta global de minério de ferro tem sido um importante fator a manter os preços elevados. Na sexta-feira, a mineradora brasileira Vale anunciou paralisação temporária de atividades em duas minas que reduzirão sua produção em 40 mil toneladas por dia, devido a uma interdição de atividades em áreas próximas à barragem Xingu.

“É improvável que a oferta global sinta todo o peso desse vácuo na produção, uma vez que a Vale lutará para reverter essa medida tão rapidamente quanto ela surgiu”, disse Atilla Widnell, diretor-geral da Navigate Commodities em Cingapura.

O vergalhão de aço para construção na Bolsa de Futuros de Xangai caiu 4,2%, enquanto a bobina laminada a quente recuou 4,1%. O aço inoxidável caiu 1,4%.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Rafael Borges - 07/06/2021 - 8:13

Pela Web