Mercados

Minério de ferro mantém trajetória de alta, com pressão de margens limitando ganhos

30 mar 2023, 8:50 - atualizado em 30 mar 2023, 8:50
China, Minério de ferro
O contrato futuro de minério de ferro para maio mais negociado na Dalian Commodity Exchange (DCE) encerrou as negociações diurnas com alta de 1,91% (Imagem: REUTERS/Stringer)

Os contratos futuros de minério de ferro na bolsa de Dalian tiveram uma quarta sessão consecutiva de ganhos nesta quinta-feira, apoiados pela perspectiva de recuperação da demanda depois que o consumo de aço foi temporariamente limitado pelo tempo chuvoso em muitas regiões na semana passada.

O contrato futuro de minério de ferro para maio mais negociado na Dalian Commodity Exchange (DCE) encerrou as negociações diurnas com alta de 1,91%, a 905,5 iuanes (131,64 dólares) a tonelada, registrando um ganho semanal de 4,8%.

Da mesma forma, na Bolsa de Cingapura, o contrato de minério de ferro de maio mais ativo subia 2,24%, para 125,6 dólares a tonelada, registrando um aumento de 7,5% em base semanal.

“A produção de metal quente ainda tem espaço para mais crescimento no curto prazo, dando suporte ao mercado de minério upstream”, disseram analistas da Huatai Futures em nota.

O interesse em reabastecer matérias-primas depende de como a demanda por aço realmente se comporta, e as margens reduzidas devido à queda nos preços limitarão o espaço para altas de preço do minério de ferro, acrescentaram.

Outros ingredientes siderúrgicos, o carvão metalúrgico e o coque se recuperaram, com o primeiro subindo 0,19% e o último, 0,21%.

“O mercado ainda mantém uma forte expectativa de recuperação econômica”, disseram analistas da Everbright Futures em nota.

Apesar da contínua força dos preços no mercado de minério de ferro até agora nesta semana, os analistas alertaram sobre possíveis riscos de queda à frente, já que os reguladores podem agir para conter o rápido avanço dos preços.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.