Commodities

Minério de ferro sobe com esperança de estímulo na China e reabastecimento antes do feriado

19 jan 2024, 9:14 - atualizado em 19 jan 2024, 9:14
minerio de ferro china
O minério de ferro negociado na Bolsa de Mercadorias de Dalian, na China, encerrou as negociações do dia com alta de 2,63%.(Imagem: Reuters/David Gray)

Os preços futuros do minério de ferro subiram pela segunda sessão consecutiva nesta sexta-feira, sustentados por esperanças renovadas de mais estímulos na China, maior mercado consumidor do minério, e por reabastecimento antes do feriado por parte das siderúrgicas.

O contrato de maio do minério de ferro mais negociado na Bolsa de Mercadorias de Dalian (DCE), da China, encerrou as negociações do dia com alta de 2,63%, a 957 iuanes (133,04 dólares) a tonelada, o maior valor desde 12 de janeiro. Na semana, houve avanço de 1,3%.

O contrato de referência de fevereiro do minério de ferro na Bolsa de Cingapura subiu 0,55%, atingindo seu nível mais alto desde 16 de janeiro, a 130,15 dólares a tonelada, registrando um ganho semanal de 2,1%.

“Recentemente, o mercado de minério foi mais impactado pelo sentimento em relação à macroeconomia, sem mudanças drásticas observadas em seus próprios fundamentos”, disseram analistas da Everbright Futures em uma nota.

O sentimento do mercado também foi impulsionado pela recuperação do mercado acionário da China na quinta-feira frente às mínimas de cinco anos, em meio a sinais de apoio estatal.

A expectativa é de que parte das usinas siderúrgicas armazenem matérias-primas para sustentar sua produção durante o feriado do Ano Novo Lunar, em fevereiro, dando suporte aos preços do principal ingrediente da fabricação de aço.

A produção média diária de metal quente entre as usinas pesquisadas pela Mysteel subiu 0,51% na semana, para cerca de 2,22 milhões de toneladas na semana encerrada em 19 de janeiro, segundo dados divulgados pela consultoria.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.