Saúde

Ministério da Saúde apresenta diretrizes sobre distanciamento social

11 maio 2020, 18:44 - atualizado em 11 maio 2020, 18:44
Coronavírus São Paulo
As avaliações resultarão em cinco possibilidades de isolamento, que vão desde o distanciamento social seletivo mais brando até a restrição máxima (Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)

O Ministério da Saúde apresentou nesta segunda-feira uma série de diretrizes sobre distanciamento social para auxiliar Estados e municípios nas medidas de combate ao coronavírus, com avaliações quantitativas e qualitativas para a determinação das restrições.

Segundo documento divulgado pela pasta, as avaliações resultarão em cinco possibilidades de isolamento, que vão desde o distanciamento social seletivo mais brando até a restrição máxima.

Pelas avaliações quantitativas, serão verificados capacidade hospitalar instalada, epidemiologia, velocidade de crescimento da pandemia e índice de mobilidade urbana. A partir da pontuação de cada Estado e município, serão determinados os riscos (de muito baixo a muito alto) e as medidas de isolamento a serem tomadas.

De acordo com o ministério, as medidas adotadas deverão ser monitoradas diariamente e reavaliadas semanalmente por governadores, prefeitos e secretários locais.

“É de responsabilidade da autoridade de saúde local a tomada de decisão sobre a adoção ou flexibilização de medidas não farmacológicas”, destacou a pasta.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.