Leilões

Ministério de Portos e Aeroportos inicia roadshow para leilão do Galeão

03 fev 2026, 19:25 - atualizado em 03 fev 2026, 19:59
Voa Brasil, 123Milhas, Hurb, Azul, Passagens, avião, companhia aérea
(Imagem: Pixabay/blende12 )

O Ministério de Portos e Aeroportos realizou nesta terça-feira, 3, a primeira reunião de roadshow para o leilão do Aeroporto Internacional do Galeão (Rio de Janeiro), previsto para março. A iniciativa consiste em encontros individuais com potenciais investidores para apresentar os detalhes do edital de concessão do terceiro maior aeroporto do País.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As reuniões tiveram início pela manhã e seguem pelos próximos dois dias na sede da Agência Nacional de Aviação Civil, em São Paulo. O roadshow é conduzido pelo Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), em parceria com a Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos (Seppi), da Casa Civil da Presidência da República, e com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

O Leilão de Venda Assistida do Galeão está previsto para o dia 30 de março, na sede da B3, em São Paulo. O modelo adotado tem como base o acordo firmado no Tribunal de Contas da União (TCU) entre o MPor, a Anac e a concessionária RIOgaleão.

O valor mínimo do leilão, que deverá ser pago à vista, é de R$ 932 milhões. Além disso, a empresa vencedora assumirá o compromisso de pagar à União uma contribuição variável anual correspondente a 20% do faturamento bruto da concessão até 2039.

A disputa será aberta ao mercado. No entanto, conforme estabelecido no acordo homologado pelo TCU, os acionistas privados das concessionárias Changi, de Cingapura, e Vinci, da França, que detêm 51% da RIOgaleão, deverão apresentar ao menos uma proposta no valor mínimo para participar do certame.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ainda como parte do acordo, a Infraero, que atualmente possui 49% de participação na concessão, deixará a administração do terminal após a conclusão do processo de venda.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Por dentro dos mercados

Receba gratuitamente as newsletters do Money Times

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar