Posse

Ministra da Ciência e Tecnologia fala em aumentar bolsa de pesquisa; veja discurso de posse na íntegra

03 jan 2023, 16:52 - atualizado em 03 jan 2023, 16:52
Luciana Santos
Luciana Santos tomou posse como ministra nesta terça-feira (3) (Imagem: Ministério-da-Ciência)

Em seu discurso de posse nesta terça-feira (3) como nova ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação do governo Lula, Luciana Santos disse que, entre as prioridades da pasta, estão os investimentos em pesquisa e desenvolvimento e a ampliação de bolsas do CNPq.

A ministra afirmou ainda que “bolsa de pesquisa não é esmola” e que tentará atualizar os valores das bolsas da Capes e do CNPq.

“Trabalharemos ainda pela atualização das bolsas de pesquisa do CNPq e da Capes, que, vinculada ao Ministério da Educação, é essencial na formação de capital humano. As bolsas de pesquisa não podem ser tratadas como esmola, mas como um investimento no futuro do país”, disse.

Veja íntegra do discurso da nova ministra

Quem é Luciana Santos, ministra da Ciência e Tecnologia

Santos nasceu em Recife, Pernambuco, em 1965, e é bacharel em engenharia elétrica pela Universidade Federal de Pernambuco. Atual presidente nacional do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), filiou-se, em 1987, tornando-se membro do comitê central, em 2001.

Atual vice-governadora de Pernambuco, Luciana afirma priorizar receitas do Estado para as áreas de saúde, ensino superior, ciênciatecnologia cultura.

A jornada de Santos no meio político iniciou m1994, quando tentou uma vaga para a Assembleia Legislativa de Pernambuco, assumindo como deputada em 1996, depois da renúncia da deputada Rosa Maria Lins de Albuquerque de Barros Correia, do Partido Democrático Trabalhista (PDT). Em 1998, se elegeu e foi líder do PCdoB na Assembleia.

Entre 2000 e 2008 foi prefeita de Olinda, de 2000 a 2008 e, em 2009, tornou-se vice-presidente do PCdoB. Em 2010, foi eleita deputada federal pela primeira vez.

Em 2015 foi eleita presidenta do diretório nacional do PCdoB e tornou-se vice-governadora do estado de Pernambuco em 2018. Atualmente cumpre o mandato de vice-governadora.

Editor
Formado em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo, é editor de política, macroeconomia e Brasil do Money Times. Com passagens pelas redações de SBT, Record, UOL e CNN Brasil, atuou como produtor, repórter e editor.
Linkedin
Formado em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo, é editor de política, macroeconomia e Brasil do Money Times. Com passagens pelas redações de SBT, Record, UOL e CNN Brasil, atuou como produtor, repórter e editor.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.