Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Ministro da Saúde pede ao Congresso recursos para tratar complicações pós-Covid

14/07/2021 - 18:52
Comissão Câmara
Queiroga (no telão) disse que o orçamento da Saúde é o maior dos últimos anos (Imagem: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados)

O ministro Marcelo Queiroga pediu apoio aos integrantes da Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara nesta quarta-feira (14) para garantir recursos orçamentários em 2022 para o enfrentamento das consequências da pandemia do novo coronavírus.

Segundo ele, o Orçamento do Ministério da Saúde em 2021 é o maior dos últimos anos (R$ 169 bilhões). Queiroga afirmou que, apesar da emenda constitucional que limita o teto de gastos, a área da Saúde foi preservada neste ano.

Apesar disso, o ministro afirmou que os recursos ainda são insuficientes, lembrando que não há, para 2021, verbas para investimentos em ações do Ministério da Saúde. Ele se preocupa com as necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento de pacientes com sequelas da Covid-19 daqui para a frente.

“Os problemas pós-Covid afetam os indivíduos que têm sua condição de saúde preservada e afetam indivíduos com comorbidades, como doenças cardiovasculares e câncer, entre outras. Há ainda consequências graves de indivíduos que se recuperaram de intubações”, explicou Queiroga.

Números da Covid

Marcelo Queiroga comemorou a redução da média móvel de casos e mortes por Covid, a distribuição de 147 milhões de doses de vacinas e a média alcançada, em junho, de 1 milhão de vacinas aplicadas por dia. Ele lembrou que há 600 milhões de doses contratadas e reiterou a expectativa de que, até o final do ano, toda a população maior de 18 anos esteja vacinada.

O titular da pasta da Saúde também destacou as negociações para a antecipação da entrega de vacinas por parte das farmacêuticas e anunciou que, entre julho e agosto, o País vai receber 100 milhões de doses. Na audiência pública, os parlamentares questionaram as suspeitas de irregularidades no contrato com a vacina indiana Covaxin e a quantidade de doses acertadas por meio do consórcio Covax Facility.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Bruno Andrade - 14/07/2021 - 18:52

Cotações Crypto
Pela Web