BusinessTimes

Mitsubishi suspende produção em fábrica com a Stellantis na Rússia

08 abr 2022, 16:13 - atualizado em 08 abr 2022, 16:13
A Stellantis, quarta maior montadora do mundo, disse no fim de março que teria que fechar a fábrica de Kaluga logo, pois estava ficando sem peças (Imagem: REUTERS/Rebecca Cook)

A montadora japonesa Mitsubishi anunciou nesta sexta-feira a interrupção da produção numa fábrica de vans que possui junto com a Stellantis na cidade russa de Kaluga.

“Devido às dificuldades logísticas, as exportações de veículos e o fornecimento de peças para a Rússia estão suspensos desde março”, disse a Mitsubishi em comunicado.

O Japão juntou-se aos Estados Unidos e outros aliados na aplicação de sanções à Rússia, incluindo o congelamento de ativos de líderes do país e de três instituições financeiras, para punir a Rússia pelo que Moscou chama de “uma operação militar especial” na Ucrânia, que começou em 24 de fevereiro.

A Stellantis, quarta maior montadora do mundo, disse no fim de março que teria que fechar a fábrica de Kaluga logo, pois estava ficando sem peças.

Não ficou imediatamente claro se a Stellantis também interrompeu suas operações em Kaluga.

A empresa, que havia já suspendido todas as exportações de veículos para a Rússia, bem como todas as importações do país, não estava disponível de imediato para comentar.

A Stellantis também disse anteriormente que estava transferindo a produção atual para a Europa Ocidental e congelando os planos de mais investimentos na Rússia, mantendo a produção de vans em Kaluga apenas para o mercado local.

As vendas de carros novos na Rússia caíram 62,9% em março, ano a ano, nono mês seguido de contração, com a indústria enfrentando uma escassez aguda e preços crescentes causados ​​pela forte queda do rublo e disrupção na cadeia logística.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.