Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Mudança climática deve agravar escassez de recursos e conflitos, diz relatório

07/10/2021 - 13:28
A insegurança alimentar, a falta de água e o impacto de desastres naturais, combinados ao alto crescimento populacional, estão atiçando conflitos e deslocando pessoas em áreas vulneráveis (Reuters/Mike Hutchings)

Um círculo vicioso que liga o esgotamento dos recursos naturais a conflitos violentos pode ter passado do ponto sem volta em partes do mundo, e é provável que seja exacerbado pela mudança climática, disse um relatório nesta quinta-feira.

A insegurança alimentar, a falta de água e o impacto de desastres naturais, combinados ao alto crescimento populacional, estão atiçando conflitos e deslocando pessoas em áreas vulneráveis, disse o centro de estudos Instituto para a Economia e a Paz (IEP).

O IEP usa dados da Organização das Nações Unidas (ONU) e de outras fontes para prever os países e as regiões que mais correm risco em seu “Registro de Ameaças Ecológicas”.

Serge Stroobants, diretor do IEP para Europa, Oriente Médio e África do Norte, disse que o relatório identificou 30 países “problemáticos” que abrigam 1,26 bilhão de pessoas como os mais ameaçados.

Isto se baseia em três critérios relacionados à escassez de recursos e em cinco concentrados em desastres como inundações, secas e elevação de temperaturas.

“Nem precisamos da mudança climática para ver o colapso em potencial do sistema, só o impacto destas oito ameaças ecológicas podem levar a isto e é claro que a mudança climática o está reforçando”, disse Stroobants.

O Afeganistão recebeu a pior nota do relatório, que diz que seu conflito em andamento prejudica sua capacidade de lidar com riscos aos suprimentos de água e alimento, a mudança climática e inundações e secas alternadas.

Última atualização por André Luiz - 07/10/2021 - 13:34

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto
Pela Web