Multiplan (MULT3): Analistas veem números sólidos, mas destacam efeitos dos juros; hora de comprar a ação?

A Multiplan (MULT3) divulgou seu balanço do segundo trimestre de 2025 (2T25), e o resultado foi bem recebido pelo mercado.
Na avaliação dos analistas, o desempenho foi considerado positivo, com forte crescimento operacional, vendas aceleradas e controle de custos, embora alguns analistas tenham chamado atenção para os efeitos dos juros.
- VEJA TAMBÉM: Quer ficar atualizado sobre o mundo cripto? Receba a newsletter semanal do Crypto Times com as notícias mais quentes deste mercado
Vendas fortes, margem recorde e imóveis impulsionando a receita
A principal notícia positiva foi o avanço nas vendas dos lojistas, que cresceram 12,8% em relação ao mesmo período do ano passado, chegando a R$ 6,3 bilhões. Esse aumento veio com a ajuda de novos espaços nos shoppings e de setores como alimentação (+14%) e vestuário (+12%).
A XP destacou que a Multiplan manteve uma ocupação elevada dos seus shoppings (96,1%), enquanto o custo para os lojistas caiu. Além disso, a empresa teve forte aumento na receita com venda de imóveis, especialmente com o projeto residencial Golden Lake, no Rio de Janeiro, que também ajudou a melhorar os resultados.
Já o BTG Pactual elogiou o Ebitda, que foi 10% maior do que o banco esperava. A boa performance do Golden Lake também foi apontada como um dos motivos para esse resultado.
Bradesco BBI e Ágora Investimentos ressaltaram o aumento real dos aluguéis cobrados — ou seja, já descontando a inflação — e o fato de que a empresa conseguiu crescer mesmo sem depender apenas do setor imobiliário.
O Itaú BBA, por sua vez, destacou que a empresa conseguiu reduzir gastos e manter ótimos níveis de rentabilidade, o que reforça a qualidade dos seus shoppings.
- SAIBA MAIS: Guia gratuito do BTG sobre a temporada de balanços – saiba os destaques das maiores empresas da bolsa no 2º tri de 2025
Juros altos ainda pesam
Apesar dos bons números, alguns analistas chamaram atenção para o impacto dos juros altos, que aumentaram os gastos financeiros da empresa. Isso fez com que o lucro operacional líquido (o chamado FFO) caísse 8% na comparação anual, mesmo com o bom desempenho nas vendas e nas receitas.
Ainda assim, esse lucro veio melhor do que o esperado por XP e Bradesco BBI, o que mostra que a empresa conseguiu compensar parte do impacto com outras fontes de receita e redução de despesas.
O Itaú BBA apontou que, embora a Multiplan continue sendo sua favorita no setor de shoppings, já pode haver pouco espaço para melhora nos números no curto prazo, a menos que os juros no país comecem a cair.
Comprar ou não comprar MULT3?
Apesar dos desafios, todas as casas de análise mantêm recomendação de compra para as ações da Multiplan. Para os analistas, a empresa tem um portfólio de shoppings de alta qualidade, com boas vendas e aluguéis em alta, além de uma gestão eficiente dos custos.
Outro ponto importante é que a Multiplan está em boa posição para se beneficiar de uma possível queda dos juros, algo que os analistas ainda veem como um possível impulsionador para as ações no futuro.
Apesar disso, as ações da companhia caem nesta sexta-feira (25). Por volta das 12h20 (horário de Brasília) os papéis recuavam 0,16%, a R$ 25,31.