BusinessTimes

Multiplan (MULT3) segue com números positivos no 4T22 e fecha ano com recordes

09 fev 2023, 19:54 - atualizado em 09 fev 2023, 19:54
shopping
Multiplan registra números recordes em 2022 com a retomada da economia e superando os níveis do período pré-pandemia (Foto: Flávya Pereira/Money Times)

A administradora de shoppings Multiplan (MULT3) registrou lucro líquido de R$ 239 milhões no quarto trimestre de 2022, alta de 11,9% ante o mesmo período de 2021. Na comparação com o mesmo período de 2019, período pré-pandemia de covid-19, o dado saltou 68%.

A receita líquida da companhia cresceu 14,9% entre outubro e dezembro, para R$ 512,3 milhões. No período, as vendas de lojistas somaram R$ 6,3 bilhões, montante recorde, segundo a companhia. Esse montante ficou 12,9% acima do apurado no mesmo período de 2021.

Com isso, a Multiplan encerrou o ano passado com vendas recordes de R$ 20 bilhões, total 37,1% acima de 2021 e 22,8% superior ao observado ao fim de 2019. No ano passado, as vendas de todos os shoppings que compõem o portfólio da companhia cresceram dois dígitos ante 2021.

Ainda no quarto trimestre, a receita de locação dos shoppings ficou 12,6% acima do reportado no mesmo período do ano anterior, somando R$ 497,9 milhões. Total recorde, diz a Multiplan. Enquanto a receita de serviços chegou a R$ 31,1 milhões no período, avanço de 22% na base anual.

Já a receita de estacionamento, por sua vez, cresceu 19,3% no último trimestre de 2022, chegando ao valor recorde de R$ 75,4 milhões. Todos esses números ficaram acima do registrado no quarto trimestre de 2019.

Multiplan tem Ebitda recorde mais uma vez

O lucro antes de juros, impostos, amortização e depreciação (Ebitda, na sigla em inglês) ficou em R$ 374,5 milhões, montante 31,3% acima do observado no quarto trimestre de 2021.

Segundo a Multiplan, o montante repetiu o feito do terceiro trimestre e foi recorde para um quarto trimestre. A margem Ebitda foi de 73,1%, alta de 9,1 pontos percentuais (p.p.).

Indicadores operacionais

Conforme havia adiantado em prévia operacional divulgada no mês passado, o indicador vendas nas mesmas lojas (SSS, na sigla em inglês) da Multiplan subiu 10,9% no quarto trimestre. O destaque foi o segmento de serviços, com avanço de 22,6%.

O indicador aluguel nas mesmas lojas (SSR) da companhia subiu 14,7% na comparação com o quarto trimestre do ano anterior. Enquanto fechou o ano com aumento de 38,1% ante 2021.

A administradora de shoppings fechou 2022 com uma participação média de 80,6%, em 20 shoppings, somando área bruta locável (ABL) de 875,9 mil metros quadrados.

2022 de recordes para a Multiplan

No consolidado de 2022, a Multiplan registrou lucro líquido de R$ 769,2 milhões, salto de 69,8% na comparação com o ano anterior. A receita líquida, por sua vez, ficou 39,3% acima do visto em 2021, somando R$ 1,82 bilhão.

Já o Ebtida chegou a R$ 1,28 bilhão, crescimento de 57,9% em relação ao ano anterior. A margem do indicador ficou em 72,3%, alta de 10,4 p.p. Segundo a companhia, o resultado foi impulsionado pelo aumento da receita de locação na comparação com 2021.

A Multiplan fechou dezembro com alavancagem financeira – medida pelo indicador dívida líquida/Ebitda -, em 1,63 vez ao fim de dezembro. Abaixo do resultado de 1,72 vez ao fim de setembro, no menor nível dos últimos dez anos, segundo a administradora de shoppings.

Repórter
Jornalista mineira com experiência em TV, rádio, agência de notícias e sites na cobertura de mercado financeiro, empresas, agronegócio e entretenimento. Antes do Money Times, passou pelo Valor Econômico, Agência CMA, Canal Rural, RIT TV e outros.
Linkedin
Jornalista mineira com experiência em TV, rádio, agência de notícias e sites na cobertura de mercado financeiro, empresas, agronegócio e entretenimento. Antes do Money Times, passou pelo Valor Econômico, Agência CMA, Canal Rural, RIT TV e outros.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.