Internacional

Musk diz agora ser “inútil” fabricar um Tesla de US$ 25 mil para motoristas humanos

05 nov 2024, 12:25 - atualizado em 05 nov 2024, 12:26
tesla elon musk
(Imagem: REUTERS/Gonzalo Fuentes)

O presidente-executivo da Tesla, Elon Musk, parece ter admitido que a montadora de fato abandonou seus planos de um carro de US$ 25 mil para motoristas humanos.

Ele disse em uma chamada de acionistas em 23 de outubro que a fabricação seria “inútil”, a menos que o carro fosse totalmente autônomo.

Seus mais recentes comentários foram feitos em resposta a uma pergunta de um investidor: “Quando podemos esperar que a Tesla nos ofereça o modelo de carro comum de US$ 25 mil sem robô-táxi?”

Musk respondeu: “Não estamos fazendo um carro sem robô…”, antes de ser interrompido por outro executivo da Tesla. Mais tarde, ele acrescentou: “Basicamente, acho que ter um modelo regular de US$ 25 mil é inútil. Seria uma bobagem.”

Em abril a Reuters informou que a Tesla havia abandonado os planos de um novo veículo elétrico de preço acessível. Na época, o bilionário disse no X que a agência estava mentindo.

Desde então Musk tem divulgado cada vez mais os planos para robô-táxis e veículos autônomos.

Tesla e Musk não responderam aos pedidos de comentários para a reportagem da Reuters.

Na chamada de outubro, Musk disse que a Tesla planeja um “carro de US$ 25 mil” — seu “Cybercab”, um veículo de duas portas, dois assentos e totalmente autônomo. Musk apresentou um protótipo em um evento no estilo de Hollywood em 10 de outubro.

Ele disse que a Tesla iniciará a produção do Cybercab em 2026, depois de implantar versões totalmente autônomas de seus atuais veículos Model 3 e Model Y no Texas e na Califórnia no próximo ano.

Mudança de postura da Tesla

Um Tesla totalmente novo e acessível para motoristas humanos era, até recentemente, o ponto central da estratégia da Tesla para se tornar a maior montadora do mundo.

Durante vários anos, a Tesla tinha a meta de produzir 20 milhões de veículos por ano até 2030, mais de dez vezes o que vende atualmente e quase o dobro da Toyota, a atual líder global de vendas.

Em maio, a Tesla retirou a meta de 20 milhões de seu último “relatório de impacto” sobre o progresso em direção às metas de sustentabilidade.

Recentemente, em janeiro deste ano, Musk confirmou o plano para um novo veículo acessível em uma chamada com acionistas.

Ele disse que a próxima geração de veículos chegaria em 2025 e lançaria uma segunda grande “onda de crescimento”, seguindo a primeira onda com o lançamento dos veículos Model 3 e Model Y em 2017 e 2020, respectivamente.

Em janeiro, Musk descreveu o modelo totalmente novo como exigindo uma “nova e revolucionária tecnologia de fabricação”.

Mas em abril, depois que a Reuters informou que a Tesla havia descartado o modelo conhecido como “Model 2”, Musk delineou um plano para modelos “mais acessíveis” que poderiam ser produzidos “nas mesmas linhas de fabricação” dos Teslas atuais.

*Com informações da Reuters

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
No mercado há mais de 5 anos, o Money Times é referência em investimentos pessoais, educação financeira, gestão de carreiras e consumo no mercado brasileiro. No Money Times, investidores, analistas, gestores e entusiastas do ambiente econômico brasileiro usufruem de textos objetivos e de qualidade que vão ao centro da informação, análise e debate. Buscamos levantar e antecipar discussões importantes para o investidor e dar respostas às questões do momento. Isso faz toda a diferença.
equipe@moneytimes.com.br
Twitter Facebook Linkedin Instagram YouTube Site
No mercado há mais de 5 anos, o Money Times é referência em investimentos pessoais, educação financeira, gestão de carreiras e consumo no mercado brasileiro. No Money Times, investidores, analistas, gestores e entusiastas do ambiente econômico brasileiro usufruem de textos objetivos e de qualidade que vão ao centro da informação, análise e debate. Buscamos levantar e antecipar discussões importantes para o investidor e dar respostas às questões do momento. Isso faz toda a diferença.
Twitter Facebook Linkedin Instagram YouTube Site

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar