AgroTimes

Na dúvida, para. Crédito agro a juros livres já vinha lento e trava à espera do Copom

21 set 2022, 11:54 - atualizado em 21 set 2022, 13:34
Recursos de bancos para o agronegócio estão lentos desde agosto (Imagem: Pixabay/Ehrecke )

Algumas informações dão conta de que há cautela nos pedidos e concessões de crédito rural a juros livres, inclusive praticamente travados desde a semana passada. Esse é um dos efeitos da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), que anunciará a taxa Selic nesta quarta (21).

Apesar de a maioria dos observadores não acreditarem que o Banco Central (Bacen) vá surpreender, ou seja, os juros podem continuar em 13,75%, pelas dúvidas houve o acautelamento, principalmente por parte das instituições financeiras.

Money Times solicitou confirmações algumas fontes bem atuantes – Banco Sicoob, Banrisul e Sistema Ocesc (cooperativa de Santa Catarina) -, mas ainda não houve nenhum retorno, sintoma de que preferem evitar o tema.

De todo modo, a situação já vinha lenta porque a demanda está acima da verificada em 2021 e o Plano Safra 22/23, de R$ 340,9 bilhões, foi quase todo ele consumido, explica o CEO da Sonhagro, Romário Alves, franquia mineira que intermedeia crédito para o agronegócio entre tomadores e bancos.

“Até julho, tínhamos dinheiro à vontade, depois travaram em agosto”, diz, destacando que os juros reais praticados nesse empréstimo vinham em média de 15%.

Quando ocorre esse movimento, trata-se de precaução em soltar os recursos mais parcimoniosamente, inclusive com algumas instituições esperando recursos para aprovarem alguns pedidos. Caso do Banco do Brasil, exemplifica Alves.

Em relação às cooperativas de crédito, também a paralisação é mais notória porque elas operam com um mix, na base de 70% de recursos próprios e 30% do pacote subsidiado.

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!

Repórter no Agro Times
Jornalista de muitas redações nacionais e internacionais, sempre em economia, após um improvável debut em ‘cultura e variedades’, no final dos anos de 1970, está estacionado no agronegócio há certo tempo e, no Money Times, desde 2019.
Jornalista de muitas redações nacionais e internacionais, sempre em economia, após um improvável debut em ‘cultura e variedades’, no final dos anos de 1970, está estacionado no agronegócio há certo tempo e, no Money Times, desde 2019.
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.