BusinessTimes

Na pré-Black Friday, brasileiro quer mesmo é camisa da seleção brasileira

24 nov 2022, 18:25 - atualizado em 24 nov 2022, 18:37
Brasil
A escalada no interesse por esses itens ocorre no período entre o primeiro e o segundo jogo do dia no mundial, às 7h e às 10h, respectivamente (Imagem: Pixabay)

O brasileiro entrou de uma vez por todas em ritmo de Copa do Mundo, o que já se traduz em uma movimentação nas tendências de compra dos consumidores neste período.

Um levantamento feito pelo Google para a Black Friday mostra que as pesquisas sobre itens como roupas da seleção, itens esportivos e aparelhos de televisão dispararam às vésperas da partida de estreia do Brasil no Catar.

De acordo com o Boletim da Black Friday do Google, entre 8h e 10h de quarta-feira, 23, os itens que registraram o maior aumento nas pesquisas no site foram “Blusa do Brasil” (+1156%), “Máquina de Café” (+883%) e “Camisa do Brasil 2022” (+884).

A escalada no interesse por esses itens ocorre no período entre o primeiro e o segundo jogo do dia no mundial, às 7h e às 10h, respectivamente.

Sobre o crescimento de busca parecidas, a exemplo de “blusa do Brasil”, “camisa do Brasil”, ou “camiseta do Brasil”, o diretor de insights da Elifegroup, Breno Soutto, explica que essa multiplicidade de termos nas pesquisas estão relacionados ao uso regionalizado dessas palavras pelo Brasil.

Fã Token Copa do Mundo Brasil
Sobre o crescimento de busca parecidas, a exemplo de “blusa do Brasil”, “camisa do Brasil”, ou “camiseta do Brasil” (Imagem: REUTERS/Kim Hong-Ji)

“Quando nós olhamos no mapa onde há predominância de cada termo é possível perceber que as pessoas estão buscando a mesma coisa, mas usando a forma regional de se referir ao produto”, avalia Breno. “No Sudeste tem mais pessoas procurando por “camiseta”, mas no norte há uma busca maior de ‘blusa'”.

Ainda na lista de itens com aumento de pesquisas no levantamento do Google estão produtos como “Camisa Brasil, “Camisa Croácia 2022?, “Chuteira Nike Mercurial”, “conversor digital”, “TVs Samsung de 32 e 50 polegadas”, “geladeira”, “máquina de lavar”, “cafeteira” e “Air Fryer”, entre outros.

Mais seleção brasileira

Soutto, da Elifegroup, acredita que o Google deva registrar novos picos de pesquisas relacionadas a itens da seleção brasileira no período que antecede a partida e durante o primeiro jogo do País na Copa do Mundo. Um exemplo dessa relação direta entre o evento e o aumento nas intenções de compra, segundo o especialista, foi visto no aumento nas buscas pela camiseta da Croácia na quarta-feira, que despontaram no levantamento após o país do sudeste europeu enfrentar o time do Marrocos.

Conforme divulgado pelo Google, o levantamento de tendências de consumo é realizado através de uma análise de resultados das pesquisas feitas pelos brasileiros nas plataformas da empresa de tecnologia, como os cliques recebidos por cada produto no Google Shopping.

Siga o Money Times no Facebook!

Conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Clique aqui e comece a seguir a página do Money Times no Facebook!

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.