Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Negociações comerciais na OMC enfrentam novo revés com conflitos na Ucrânia

22/03/2022 - 16:50
OMC
Há membros da OMC que não querem negociar com a Rússia”, disse Hamid Mamdouh, ex-funcionário da OMC e advogado comercial em Genebra (Imagem: REUTERS/Denis Balibouse)

Países ocidentais estão se recusando a se envolver com a Rússia na Organização Mundial do Comércio (OMC), com sede em Genebra, num movimento coordenado que já levou à paralisação de negociações em vários setores, disseram fontes da área de comércio à Reuters.

A invasão da Ucrânia pela Rússia e o consequente isolamento econômico de Moscou como resultado de sanções ocidentais são o mais recente revés aos esforços da OMC para restaurar o comércio baseado em regras em meio a uma onda de crescente protecionismo.

Os delegados de comércio agora temem que uma reunião de ministros do comércio marcada para 13 de junho originalmente prevista para 2020, mas adiada duas vezes por causa da pandemia de coronavírus não consiga gerar acordos.

“Há membros da OMC que não querem negociar com a Rússia”, disse Hamid Mamdouh, ex-funcionário da OMC e advogado comercial em Genebra. “Quanto mais a guerra se prolongar, mais disruptiva será para o trabalho da OMC.”

Washington e aliados do G7 já anunciaram que revogarão o status de “nação mais favorecida” da Rússia, sob o qual os países concordam em tratar uns aos outros como parceiros comerciais iguais, e retirarão o apoio a eventual adesão de Belarus, aliada próxima de Moscou.

A Rússia, por sua vez, acusa o Ocidente de “um desmantelamento completo” do sistema comercial mundial.

Última atualização por André Luiz - 22/03/2022 - 16:55

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?
Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto