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Netflix (NFLX) perde ‘metade’ de uma Petrobras (PETR4) em um dia

20 abr 2022, 17:35 - atualizado em 20 abr 2022, 17:43
Netflix
Alto número de contas compartilhadas por um mesmo login e o aumento da concorrência são obstáculos. (Imagem: Shutterstock/Elliott Cowand Jr)

A Netflix (NFLX) perdeu pouco mais de US$ 50 bilhões em valor de mercado em um dia, com o fechamento do pregão desta quarta-feira (20) na Nasdaq. A cifra equivale a metade do valor de mercado da Petrobras (PETR4) na B3.

Ao câmbio atual, de R$ 4,62, a desvalorização da Netflix na bolsa chega a R$ 231 bilhões – a estatal brasileira valia R$ 462 bilhões no último dia 13, segundo a Economatica.

A Petrobras é a empresa mais valiosa da bolsa brasileira, seguida por Vale (VALE3) – R$ 452 bilhões -, Ambev (ABEV3) – R$ 237 bilhões – e Itaú Unibanco (ITUB4) – R$ 237 bilhões -, ainda conforme o mesmo levantamento.

O valor de mercado da uma companhia é composto pelo número de papéis em circulação multiplicado pelo preço das ações – que, por sua vez, varia conforme a expectativa dos investidores sobre o fluxo de caixa de determinada empresa.

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Confiança abalada

A Netflix abalou fortemente a confiança de parte do mercado, que penalizou os papéis da tech com uma queda de 35%, a US$ 226,19, após a revelar uma perda de 200 mil assinantes no primeiro trimestre.

A empresa disse anteriormente aos acionistas que esperava adicionar 2,5 milhões de assinantes líquidos durante o primeiro trimestre, enquanto o mercado projetava um ganho de cerca de 2,7 milhões.

Segundo a empresa, a suspensão do serviço na Rússia e o encerramento de todas as assinaturas pagas no país resultaram na perda de 700 mil assinantes. Excluindo esse impacto, a empresa teria adicionado 500 mil assinantes a seu serviço.

A Netflix ainda registrou lucro por ação de US$ 3,53, maior que os US$ 2,89 esperados por analistas, de acordo com dados reunidos pela Refinitiv. A receita no primeiro trimestre chegou US$ 7,78 bilhões, abaixo dos US$ 7,93 bilhões projetados pelo mercado.

Em release de resultados, a plataforma comentou que o alto número de contas compartilhadas por um mesmo login e o aumento da concorrência são obstáculos para o aumento de receita.

A Netflix estima que, além de seus 222 milhões de domicílios pagantes, o serviço esteja sendo compartilhado com mais de 100 milhões de famílias.

“Enquanto trabalhamos para reacelerar o crescimento de nossa receita – por meio de melhorias em nosso serviço e monetização mais eficaz do compartilhamento multifamiliar – estaremos mantendo nossa margem operacional em torno de 20%”, disse a empresa.

Em tempo, os papéis preferenciais da Petrobras fecharam esta quarta a R$ 31,80, alta de 0,47% – neste ano os ganhos são de 34%, apoiados na alta do preço do petróleo no mercado internacional.

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Editor
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com Gazeta do Povo, Estadão, entre outros.
kaype.abreu@moneytimes.com.br
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com Gazeta do Povo, Estadão, entre outros.