Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Fast

No futuro, o blockchain vai revolucionar a indústria automobilística

15/12/2019 - 17:00
Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento
A tecnologia de blockchain abre um leque de possíveis serviços automobilísticos focados em automatização e praticidade (Imagem: Brave New Coin)

A indústria automotiva é uma revolução elétrica em constante mudança.

Para conectar os veículos do futuro à economia inteligentemente renovável, blockchain e criptoativos vão ter um papel mais do que fundamental, desde pagamentos por carros autônomos a gestão de cadeia de fornecimento.

Um dos maiores desafios enfrentados pela indústria automotiva, assim como as outras, é o risco envolvido na coleta, no envio e no recebimento de dados importantes.

Isso se torna ainda mais preocupante quando superpotências apresentam novas regras para a segurança a respeito da detenção de dados.

Por exemplo, empresas na Europa que não estão em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (GDPR, na sigla em inglês) poderiam receber multa de até € 20 milhões, ou 4% do faturamento anual global (qualquer um que for maior). Esse tipo de multa pode enfraquecer a maioria das empresas.

Dentre as possibilidades mais empolgantes da adesão do blockchain é o alto nível de segurança oferecido.

Ao repartir os dados, descentralizar seu armazenamento, criptografar e oferecer um alto nível de validação, torna-se significativamente mais difícil (talvez impossível) alterar esses dados sem a permissão de correção para fazê-lo.

Isso, por sua vez, vai permitir que fabricantes de carros coletem dados e ajam de forma segura.

A automatização do processo de pagamento pode facilitar e simplificar as transações feitas de forma autônoma por carros inteligentes (Imagem: Getty Images/@Vectorios2016)

Pagamentos automatizados

ZF desenvolveu Car eWallet, um conceito baseado em blockchain que vai transformar veículos em organizações comerciais por si sós. Ao conectar os veículos diretamente a serviços e infraestrutura, o pagamento por serviços como estacionamento, ferramentas e até mesmo direção, vai ser facilitado.

Exceto pela praticidade em inúmeras tarefas cotidianas, essa tecnologia pode ser útil na indústria automotiva atual ao fornecer os avanços necessários para tornar os veículos inteligentes (que dirigem sozinhos) em realidade.

Por exemplo, os pagamentos automatizados poderiam facilitar os carros autônomos no autopagamento ao estacionar.

É possível que esse tipo de pagamento seja uma realidade já que veículos autônomos vão ser tornar cada vez mais comuns nas estradas, permitindo que o carro realize pagamentos seguros sem a necessidade de um operador.

Automatização pode facilitar a gestão de cadeia de fornecimento com impressões 3D, por exemplo (Imagem: Fotolia/@elenabsl)

Gestão de cadeia de fornecimento

Outro grande benefício do blockchain na indústria automotiva é sua aplicação na gestão de cadeias de fornecimento.

Por exemplo, em 2016, a Toyota Financial Services uniu esforços com o consórcio R3 CEV, com o objetivo a longo prazo de alavancar a tecnologia de blockchain para a gestão de cadeia de fornecimento automotiva e sistemas de veículos conectados.

Genesis of Things é uma organização focada em implementar tecnologias de blockchain por meio de impressão 3D na fabricação, uma combinação de tecnologias que, provavelmente, terão grande impacto na indústria automotiva nos próximos anos.

carro veículo direção volante pessoa
Caso haja a necessidade de substituição de uma peça do carro, a automatização por meio de tecnologia de blockchain também pode facilitar esse contratempo (Imagem: Unsplash/@sarahdesignsco)

Pedidos de seguro

Blockchain também pode modificar a indústria de seguros automotivos.

No futuro, é provável que pedidos de seguro para a substituição de partes originais utilizem contratos inteligentes ou chaves privadas como uma forma de realizar o processo, receber serviço dos técnicos e automatizar os reembolsos do seguro.

Para os clientes, a tecnologia pode significar o desenvolvimento de cotas de seguro superpersonalizadas, baseadas nos dados que eles escolhem compartilhar com as seguradoras.

Isso vai resultar em um mercado de seguros mais justo, em que as pessoas pagam com base na qualidade de sua direção, não em estimativas dadas as circunstâncias.

Quilometragem e movimentação de veículos vai fornecer mais transparência sobre as informações de um veículo, tanto para quem o fornece como para quem o compra (Imagem: IndiaMART)

Rastreamento de veículos

Por conta da alta necessidade de segurança para transferência de dados, blockchain vai permitir que as empresas de aluguel de veículos rastreiem melhor, e de forma mais segura, os movimentos e quilometragem dos veículos alugados.

Isso vai ser realizado com o uso de sistemas de gestão para concessionárias (DMS, na sigla em inglês), hospedados em plataformas de blockchain. Isso garante a comunicação segura de dados de motoristas, o que significa que eles podem ser rastreados com mais precisão.

Novo! Receba Grátis a Newsletter
Crypto Times
Uma newsletter que minera informação para você!

Essa tecnologia também poderia ser empregada a nível de governança, permitindo bem mais transparência no mercado de carros de segunda mão.

Já que os dados relacionados à vida útil de um veículo poderiam ser coletados e armazenados de forma segura, possíveis compradores poderiam acessar um nível sem precedentes de informações verificadas sobre o carro que estão pensando em comprar.

Em Dubai, a Autoridade de Estradas e Transportes (RTA, na sigla em inglês) considera testar um sistema parecido com esse.

O universo automotivo é uma das áreas com maior desenvolvimento e utilização da tecnologia de blockchain.

Veículos autônomos só vão ser acessíveis se houver a possibilidade de transferência de dados e de alto nível de conexão entre eles. Blockchain oferece as soluções necessária para tornar isso tudo em realidade. 

Última atualização por Daniela Pereira do Nascimento - 02/01/2020 - 15:40