Comprar ou vender?

No pós-Americanas, o que mudou para as ações de Magazine Luiza (MGLU3) e Via (VIIA3), segundo este gestor

15 fev 2023, 15:54 - atualizado em 15 fev 2023, 15:57
Americanas
Não é preciso correr risco investindo em companhias do setor varejistas, diz gestor. (Imagem: Bloomberg)

Depois do rombo contábil da Americanas (AMER3), é preciso olhar para o múltiplo preço sobre lucro (P/E) para avaliar companhias como Magazine Luiza (MGLU3) e Via (VIIA3), disse o sócio da BTG Pactual Asset Management, Laercio Henrique.

Em outro momento, mercado olhava por EV/receita e GMV (volume de vendas), por exemplo, mas o rápido aumento da Selic, a taxa básica de juros, mudou drasticamente a perspectiva para o setor, que tem alta concorrência e depende do consumo de bens não essenciais.

“Nós, por um equívoco, embriagados por juros baixos, pagamos múltiplos que estavam errados”, afirmou o gestor nesta terça-feira (14) durante o CEO Conference, promovido pelo BTG Pactual.

Henrique destacou que a “narrativa que se criou” de que seria bom para os concorrentes o rombo da Americanas, com ganho de participação de mercado, é uma visão que da qual ele compartilha.

“Mas não é 100% correta. O segmento desse varejo não essencial – linha branca – é talvez o estado da arte de competição”, comentou.

Pare ele, não é preciso correr risco investindo em companhias do setor. “Se existiu uma oportunidade com o rali [das ações de Magazine Luiza e Via] foi o de venda”, afirmou.

Gestores, no geral, divergem sobre o investimento em ações de consumo doméstico. Há quem prefira ficar de fora, enquanto outros ainda gostam de segmentos ligados à alta renda. No entanto, eles concordam que, no geral, o cenário é “desafiador” por conta do elevado patamar da Selic.

Editor
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com Gazeta do Povo, Estadão, entre outros.
Linkedin
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com Gazeta do Povo, Estadão, entre outros.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.