Internacional

Nova York vive cenário apocalíptico em meio à onda de incêndios; veja fotos

07 jun 2023, 19:21 - atualizado em 07 jun 2023, 19:21
Nova York Canadá
Nova York foi encoberta por fuligem na noite de ontem; a massa de fumaça custa a se dissipar (Imagem: Divulgação/EarthCam)

Nova York continua encoberta por uma grossa camada de fumaça nesta quarta-feira (7). O ar tomado de fuligem, que ganha um aspecto alaranjado, é em decorrência de incêndios florestais que estão ocorrendo na Canadá.

Massas de ar densamente carregadas com fuligem chegaram à costa leste dos Estados Unidos ainda na noite de ontem, atingindo cidades como Nova York e a própria capital federal Washington D.C.

Com a fuligem, a qualidade de ar da maior cidade dos Estados Unidos se tornou por horas a pior do mundo. Nesta tarde, houve uma melhora apenas marginal.

Por essa razão, especialistas médicos recomendam que as pessoas evitem sair de casa, até que a fumaça seja dissipada. O impacto na qualidade do ar é sentido em 18 estados americanos, onde vivem 65 milhões de pessoas.

Canadá se prepara para pior temporada de incêndios já registrada

Segundo autoridades do governo canadense, há pontos de incêndio em quase todas as províncias e territórios do país. A última atualização do órgão de controle fala em 413 incêndios, forçando dezenas de milhares de pessoas a sair de casa.

A temporada de incêndios deste ano deve ser a pior já registrada, com focos de incêndio perdurando por toda a estação quente no Hemisfério Norte.

Segundo cientistas, o cenário se torna mais drástico por conta das mudanças climáticas, que acabam tornando as condições atmosféricas mais quentes e secas do que a média histórica para este período.

Essa deterioração, com mais áreas atingidas, vem sendo sentidas ao longo dos últimos anos com mais força.

À Reuters, Yan Boulanger, pesquisador do Centro de Recursos Naturais do Canadá, disse nunca ter visto áreas grandes sendo queimadas tão prematuramente.

Estagiário
Jorge Fofano é estudante de jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes da USP. No Money Times, cobre os mercados acionários internacionais e de petróleo.
Jorge Fofano é estudante de jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes da USP. No Money Times, cobre os mercados acionários internacionais e de petróleo.
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.