Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

O Brasil vai crescer ou se arrastar até 2018?

Gustavo Kahil
21/11/2016 - 11:44

Enquanto parte dos economistas crê em uma retomada econômica a partir do ano que vem acima de 1% como reflexo da melhora na confiança do consumidor e dos empresários, a desconfiança sobre o ritmo da recuperação ainda é presente. Dados como o relatório mensal de crescimento feito pelo Banco Central (IBC-Br) para setembro sugerem que a economia caiu mais uma vez no terceiro trimestre.

A média do mercado para o PIB do ano que vem, medida pelo relatório Focus, caiu pela quinta semana consecutiva e chegou agora um mísero 1%. O economista Dev Ashish do banco francês Société Générale reconhece que os investimentos podem subir com o crescimento da confiança, mas a contínua contração do consumo e do mercado de trabalho vão na contramão de uma visão otimista. Isso sem contar as projeções desanimadoras para a demanda global e preços das commodities.

“A nossa previsão de crescimento para os próximos dois anos é quase a metade do consenso e, dentro do contexto atual, o risco para o crescimento ainda está pendendo para baixo”, explica Ashish em um relatório obtido pelo Money Times. O SócGén espera avanço de 0,5% do PIB em 2017 e 1% em 2018.

Última atualização por - 05/11/2017 - 14:08

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?
Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto