Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

O gráfico que mostra o motivo do caos financeiro nos Estados

Gustavo Kahil
28/11/2016 - 15:01

A tarefa de encontrar um culpado para a grave crise financeira dos Estados brasileiros em 2016 não é tão difícil. Uma análise do banco Safra publicada hoje joga luz sobre o tema e revela em um gráfico simples o crescimento descontrolado das despesas com servidores a partir de 2009. Acima da média, de 32,5%, é possível ver os Estados mais encrencados como o Rio de Janeiro e o Rio Grande do Sul.

Receba o Giro Money Times grátis em seu email

“Desta forma, assim como a União prepara uma reforma da previdência, visto que sua principal fonte de pressão orçamentária é seu déficit previdenciário, medidas visando a diminuição dos gastos com pessoal por parte dos Estados são essenciais para permitir a readequação de suas finanças”, ressalta a equipe de economistas do banco chefiada por Carlos Kawall.

Gráfico

O Safra aponta que medidas como, por exemplo, a permissão de redução de carga horária de funcionários públicos com proporcional redução dos rendimentos e o debate da reforma da previdência, podem ajudar a trazer as finanças regionais de volta para patamares sustentáveis.

Última atualização por - 05/11/2017 - 14:08

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?
Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto