Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

O que o mercado guarda de oportunidade para Vamos? Empresa tem futuro promissor, avalia Genial

08/09/2021 - 18:13
Vamos Seminovos
Uma das maiores vantagens competitivas da Vamos em relação aos concorrentes é a sua escala (Imagem: Facebook/Vamos Seminovos)

A Genial Investimentos iniciou a cobertura das ações do Grupo Vamos (VAMO3), subsidiária da holding Simpar (SIMH3), com recomendação de compra e preço-alvo de R$ 18,50. Além da exposição a um segmento (serviços de locação) que conseguiu se beneficiar da crise originada pelo coronavírus, a companhia tem uma trajetória consistente de crescimento à frente.

A Vamos está inserida em um setor ainda subpenetrado. Tendo em vista que a indústria de aluguel de veículos virou uma grande tendência muito em função da pandemia, os analistas veem boas oportunidades para a expansão das operações da empresa.

Além disso, a Vamos deve aproveitar um possível processo de renovação de frota em breve.

“Acreditamos que, em 2020, a idade média da frota de caminhões brasileira era de quase 21 anos, enquanto a idade média dos veículos de países desenvolvidos, como França, Holanda, Alemanha e Áustria, era de 8 anos. Dessa forma, nota-se que a frota brasileira é bastante envelhecida e necessitará passar por uma renovação em breve, o que é bastante positivo para o setor”, comentaram os analistas Romulo Mandarino e Eduardo Nishio, em relatório divulgado em 31 de agosto e atualizado em 2 de setembro.

Outro ponto levantado pela Genial é o fim dos subsídios do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para comprar novos caminhões.

“Essa retirada do subsídio estatal contribuiu para a aceleração do aluguel de caminhões nos últimos anos, já que a aquisição de caminhões novos fica mais cara”, defenderam Mandarino e Nishio.

Vantagem competitiva

Uma das maiores vantagens competitivas da Vamos em relação aos concorrentes é a sua escala. A Genial destacou que a frota da companhia, responsável por aproximadamente 3,5% da compra de caminhões novos no Brasil nos últimos três anos, é maior que a dos seus três principais rivais somados.

Isso dá maior poder de barganha para a empresa junto às montadoras (a Vamos tem cerca de 30% de desconto na aquisição de veículos e entre 30% e 40% na aquisição de insumos versus 15% de desconto de seus principais competidores) e deve consolidá-la líder no setor.

“O mercado de locação de caminhões e máquinas no Brasil ainda é muito pouco conhecido. Com isso, sendo pouco conhecido e bastante incipiente abre-se uma grande oportunidade, já que os players que iniciam esse serviço e ganham tamanho, levam vantagem por ser um negócio de escala e de capital intensivo, criando uma barreira de entrada para novos competidores. A Vamos apresenta essa característica por ser a maior empresa de locação de caminhões e máquinas do país e acreditamos que ela deva ser a empresa responsável pelo desenvolvimento de um setor com grande horizonte de crescimento”, afirmaram os analistas.

Chegou a nova newsletter Comprar ou Vender

As melhores dicas de investimentos, todos os dias, em seu e-mail!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Diana Cheng - 08/09/2021 - 18:13

Cotações Crypto
Pela Web