Mercados

O recado de Lula ao anunciar Haddad no Ministério da Fazenda

09 dez 2022, 12:19 - atualizado em 09 dez 2022, 12:19
Lula
No mercado financeiro, prevalece a leitura de que Haddad na Fazenda está “precificado” (Imagem: Roque de Sá/Agência Senado)

O presidente eleito, Lula (PT), disse nesta sexta-feira (9) que o anúncio de que o ex-ministro Fernando Haddad comandará a pasta da Fazenda foi feito agora para que jornalistas possam perguntar para outras pessoas sobre a nova gestão, e não só a ele.

“A partir de agora, vocês [jornalistas] podem conversar com o Haddad sobre a preocupação do mercado”, afirmou. “Eu espero que Haddad fale do mercado, mas fale também do problema social deste país”.

O comentário do presidente eleito ecoa o discurso feito ao longo da campanha e após a disputa presidencial, o de que o combate à fome deve ser a prioridade do novo governo.

No mercado financeiro, prevalece a leitura de que Haddad na Fazenda está “precificado” – daí a reação morna do Ibovespa, que seguiu em leve alta após o anúncio dos novos ministros.

O importante agora, dizem analistas, serão os nomes que devem compor a equipe técnica da Fazenda e o comando de outros ministérios, como o Planejamento. O mercado também monitora a PEC da Transição.

Editor
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com Gazeta do Povo, Estadão, entre outros.
Linkedin
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com Gazeta do Povo, Estadão, entre outros.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.