BusinessTimes

Oferta e demanda da Azul (AZUL4) caem no mercado doméstico em setembro; ação dispara na semana

07 out 2022, 19:15 - atualizado em 07 out 2022, 19:15
Azul
Azul vê números totais de oferta e demanda subirem em setembro, mas mercado doméstico preocupa aérea (Imagem: Money Times/Gustavo Kahil)

A oferta total de voos da Azul (AZUL4), medida por assento por quilômetros pagos transportado (ASK, na sigla em inglês), subiu 11,7% em setembro na comparação com o mesmo mês de 2021.

Já a demanda, medida por passageiros por quilômetros pagos transportado (RPK), cresceu 11,3% na mesma base de comparação.

De janeiro a setembro deste ano, o ASK cresceu 32,9%, enquanto o RPK subiu 37,1%.

Taxa de ocupação no azul

O presidente da Azul, John Rodgerson, destacou a demanda por voos da companhia seguiu forte no mês passado, mantendo a taxa de ocupação crescente. No mês, a taxa atingiu 88,3%, aumento de 22 pontos percentuais (p.p.) na base anual.

“Esperamos que essas tendências continuem em período de alta temporada de verão”, comentou o executivo em comunicado.

Voos domésticos

Apesar da alta nos números nos consolidados, os dados no mercado doméstico recuaram no mês passado. A oferta de voos domésticos da companhia caiu 2% ante um ano antes. O tráfego de passageiros, por sua vez, recuou 5,9% no mês passado.

No acumulado do ano, porém, o ASK avançou 21,8%, enquanto o RPK subiu 22,9% na comparação com janeiro a setembro do ano passado.

Voos internacionais

Os números no mês foram mais uma vez sustentados pela retomada do mercado internacional, com a oferta disparando 214,6% ante o registrado em setembro do ano anterior.

Já a demanda saltou 318,9% na mesma base de comparação.

Entre janeiro e setembro, o ASK de voos internacionais ficou 310,1% acima do visto no mesmo período do ano anterior, enquanto o RPK avançou 321,8%.

Azul na bolsa

As ações da Azul (AZUL4) fecharam em queda de 0,68% na B3 nesta sexta, cotadas a R$ 17,26. Apesar da queda no pregão, os papéis da aérea dispararam 17,26% na semana.

Siga o Money Times no Instagram!
Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Todo dia um resumo com o que foi importante no Minuto Money Times, entrevistas, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!

Repórter
Jornalista mineira com experiência em TV, rádio, agência de notícias e sites na cobertura de mercado financeiro, empresas, agronegócio e entretenimento. Antes do Money Times, passou pelo Valor Econômico, Agência CMA, Canal Rural, RIT TV e outros.
Linkedin
Jornalista mineira com experiência em TV, rádio, agência de notícias e sites na cobertura de mercado financeiro, empresas, agronegócio e entretenimento. Antes do Money Times, passou pelo Valor Econômico, Agência CMA, Canal Rural, RIT TV e outros.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.