Petróleo

Oldelval, da Argentina, espera que produção de Vaca Muerta atinja 1 milhão de bpd até 2028

03 jun 2026, 4:06 - atualizado em 03 jun 2026, 2:35
Tanques de armazenamento de petróleo
(Imagem:REUTERS/Drone Base)

A formação de xisto de Vaca Muerta, na Argentina, está no caminho para produzir um milhão de barris de petróleo por dia até o segundo trimestre de 2028, disse Ricardo Hösel, presidente-executivo da operadora de oleodutos de petróleo Oleoductos del Valle (Oldelval), nesta terça-feira.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vaca Muerta é a vasta formação de xisto do tamanho da Bélgica que transformou a Argentina em um produtor de energia em rápido crescimento e aumentou as esperanças de que ela também possa se tornar um grande exportador.

  • CONFIRA: Está em dúvida sobre onde aplicar o seu dinheiro? O Money Times mostra os ativos favoritos das principais instituições financeiras do país; acesse gratuitamente

A Oldelval é responsável pelo transporte de petróleo do campo de Vaca Muerta para os portos de exportação da Argentina e gerencia um oleoduto de US$ 1,4 bilhão que conecta a bacia ocidental de Neuquén, onde fica Vaca Muerta, à costa atlântica do país.

“Comprometemo-nos, há algum tempo, a garantir que a bacia não enfrentaria mais gargalos de transporte”, disse Hösel em um evento em Buenos Aires, acrescentando que até 2031 o país não terá problemas com a capacidade de transporte de petróleo.

A formação detém a quarta maior reserva de petróleo de xisto do mundo e é um dos pilares da estratégia econômica do presidente Javier Milei, que busca impulsionar a estabilidade financeira da Argentina por meio do aumento das exportações de energia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em abril, o ministro de energia da Argentina disse que o país pode atingir 1 milhão de bpd em produção de petróleo em 2026, sendo que a produção atual é de pouco mais de 850.000 bpd.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
Por dentro dos mercados

Receba gratuitamente as newsletters do Money Times

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar