BusinessTimes

Os aplicativos de bancos mais amados e odiados pelos brasileiros

24 abr 2021, 14:03 - atualizado em 22 abr 2021, 15:12
Banrisul
Banrisul e Caixa estão entre os três bancos com as piores avaliações no Google Play e na Apple Store (Imagem: Divulgação/Banrisul)

A pandemia de Covid-19 conseguiu ampliar o uso de aplicativos de bancos, tendência que já vinha crescendo com a digitalização do setor financeiro e a mudança no perfil do consumidor brasileiro. Visando descobrir o nível de satisfação dos usuários com os serviços digitais do setor bancário, a Buzzmonitor realizou uma análise de performance e atendimento de 15 marcas com atuação no Brasil na Apple Store e no Google Play.

A pesquisa seguiu o ranking dos melhores bancos do Brasil elaborado pela Forbes, que entrevistou junto com a Statista 43 mil clientes ao redor do mundo, e considerou o período entre 19 de janeiro de 2021 e 19 de abril de 2021.

Após o levantamento dos dados, o Buzzmonitor pôde concluir que o volume de comentários em um aplicativo está diretamente relacionado com a nota. Segundo a plataforma, aplicativos com maiores volumes de comentários tendem a ter as piores avaliações.

Nessa categoria, Banrisul (BRSR6) e Caixa estão entre os três bancos piores avaliados, tanto no Google Play quanto na Apple Store. Na Google Play, o Banrisul pontuou 66 de 100 e a Caixa 67 de 100. Na Apple Store, as notas foram de, respectivamente 26 e 32. Vale ressaltar que o aplicativo da Caixa conta com o maior número de avaliações nos dois serviços.

Dentre os aplicativos de bancos com as melhores performances no Brasil, Sicredi desponta no Google Play. A companhia tem pontuação 94 de 100 e totaliza pouco mais de 8,4 mil avaliações.

“O Sicredi tem a melhor performance e está entre os três bancos com menor volume de reviews, o que indica a satisfação dos usuários, visto que não precisam relatar problemas técnicos”, explicou o Buzzmonitor.

Na Apple Store, o Nubank foi o mais bem avaliado, pontuando 87 de 100 com aproximadamente 5 mil avaliações.

“Na Apple Store, os usuários são mais exigentes”, destacou a plataforma. “O Nubank, a marca que teve melhor performance, atingiu 87 pontos. Já o Banrisul ficou em último lugar na lista de eficiência e, também, como o que os usuários menos se sentiram motivados a deixar um review”.

Google Play

Banco Sentimento positivo Pontuação Número de avaliações
Sicredi 95% 94 8.419
Sicoob 88% 89 6.580
Nubank 84% 88 77.328
Pagbank 74% 80 53.750
Inter 68% 78 26.941
Santander 63% 73 45.952
Bradesco 63% 72 71.795
Itaú 58% 70 29.115
Next 57% 70 15.727
C6 55% 69 18.157
BMG 57% 68 15.068
Neon 56% 68 14.828
CAIXA 56% 67 152.307
Banrisul 49% 66 482
Original 41% 58 7.536

Apple Store

Banco Sentimento positivo Pontuação Número de avaliações
Nubank 82% 87 5.052
Sicoob 57% 72 135
Sicred 48% 68 120
Pagbank 39% 61 460
Santander 31% 53 710
BMG 30% 50 238
Inter 18% 49 1.600
C6 15% 47 1.009
Next 16% 43 680
Original 20% 43 150
Neon 15% 42 474
Itaú 12% 39 833
Bradesco 8% 36 1.197
CAIXA 4% 32 6.434
Banrisul 0% 26 17

Taxa de resposta

C6 Bank
O C6 responde 60% dos seus clientes em até 24 horas (Imagem: C6 Bank/YouTube)

O levantamento também revelou que apenas um terço dos bancos está acima da taxa média de respostas de 15%. O C6 é o banco com a maior participação no resultado, respondendo 60% dos seus clientes em até 24 horas.

O Inter (BIDI4;BIDI11) é outro que se mostra preocupado em responder os usuários. A taxa de respostas do banco em até 24 horas é de 46%.

Banco Avaliações totais Avaliações respondidas Taxa de resposta Negativo Misto Neutro Positivo
C6 18.157 10.868 60% 40% 5% 0% 55%
Inter 26.941 12.336 46% 0% 5% 0% 95%
Sicredi 8.419 2.491 30% 0% 0% 5% 95%
BMG 15.068 4.174 28% 15% 10% 5% 70%
Original 7.536 1.407 19% 40% 5% 15% 40%
Pagbank 53.750 5.565 10% 75% 10% 0% 15%
Next 15.727 1.310 8% 45% 25% 15% 15%
CAIXA 152.307 12.630 8% 5% 5% 0% 90%
Banrisul 482 27 6% 30% 15% 5% 50%
Itaú 29.115 1.355 5% 90% 0% 0% 10%
Bradesco 71.795 857 1% 90% 0% 0% 10%
Sicoob 6.580 45 1% 85% 10% 0% 5%
Santander 45.952 232 1% 50% 30% 5% 15%
Neon 14.828 19 0% 63% 5% 5% 26%
Nubank 77.328 92 0% 70% 5% 10% 15%

Editora-assistente
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
Linkedin
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.