Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Otimismo no mercado cripto: confira as previsões desta semana

06/04/2020 - 10:07
Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento
Criptoativos continuaram uma breve recuperação nessa última semana. Grandes ativos em capitalização de mercado passaram por ótimos ganhos e diversas corretoras relataram aumentos conforme mercados tradicionais e bancos centrais continuaram a ser golpeados pela crise econômica do COVID-19 (Imagem: Unsplash/@harrisonkugler)

Na semana passada, criptoativos continuaram se recuperando, pois muitos dos maiores ativos de grande capitalização de mercado passaram por ótimos ganhos.

O bitcoin (BTC), o maior ponto de referência e ativo da tabela de capitalização de mercado da Brave New Coin, aumentou em impressionantes 13%. O preço dos ativos número dois e três, ether (ETH) e ripple (XRP), subiram cerca de 13% e 8%, respectivamente.

O restante do mercado cripto cresceu aproximadamente 14% no que foi uma semana surpreendentemente otimista nos mercados cripto.

Diversos fatores parecem estar por trás do otimismo que ajudou no ótimo desempenho de cripto em relação aos índices Dow Jones e S&P 500 nas últimas semanas.

Ari Paul, diretor de investimentos na empresa de investimentos em cripto BlockTower Capital, tuitou: “não víamos esse novo interesse orgânico em bitcoin desde o início de 2017 fora dos meus círculos de cripto”.

Um número de corretoras cripto também relatou um aumento de cadastramentos no último mês.

Kraken registrou um aumento de 83% de novos usuários e um aumento de 300% nas verificações intermediárias, em que usuários que passam por um processo de KYC (de identificação de clientes) para conseguirem depositar fiduciárias instantaneamente a suas contas.

Sugere-se que a crise do COVID-19 levou novos compradores aos criptoativos por conta das preocupações sobre a estabilidade dos sistemas financeiros centralizados.

Governos mundiais falharam em conter o surto do coronavírus e, agora, a maioria das economias enfrentam períodos de desemprego, baixíssimas valorações de ativos e cadeias de fornecimento comprometidas.

Esses fatores trouxeram algumas pessoas para o bitcoin como uma proteção, ou em “protesto”, de acordo com Pierre Rochard, estrategista de bitcoin da Kraken.

Conforme o preço de bitcoin e outros criptoativos aumenta em resposta aos relatórios de um crescente interesse varejista, a classe de ativos pode continuar com um ótimo desempenho em relação aos mercados tradicionais de ações e de commodities a curto prazo.

Além disso, os investidores otimistas (“bulls”) aguardam com expectativa pelo halving do Bitcoin, a redução pela metade na recompensa por blocos.

O halving pode acontecer na metade de maio. Dessa forma, os mineradores de bitcoin receberão 6,25 BTC por bloco, em vez dos 12,5 BTC que eles recebem atualmente.

Esse modelo pré-definido de escassez e mecanismo deflacionário diferenciam o bitcoin e os demais criptoativos dos ativos tradicionais, que são mais dependentes de decisões de políticas monetárias de bancos centrais e bail-outs (estratégias para recuperação financeira).

Blockchains passam por bifurcações (“forks”) quando não há mais consenso na comunidade. Assim, em 2017, o Bitcoin e o Bitcoin Cash se tornaram blockchains diferentes e são diferenciados pelos tickers BTC e BCH, respectivamente (Imagem: YouTube/Bitcoin Cash)

O que vem por aí esta semana?

8 de abril: halving da recompensa por bloco do Bitcoin Cash (BCH)

Antes do halving da recompensa por bloco da rede Bitcoin em maio, Bitcoin Cash (BCH), a maior bifurcação do Bitcoin, vai passar por um halving nesta quarta-feira.

Espera-se que Bitcoin SV, a terceira maior bifurcação, também passe por seu halving nos próximos 50 dias.

Para mineradores, todos os três maiores blockchains que usam a função SHA-256 (um código de caracteres aleatórios é gerado para criar um endereço único, impossível de descriptografar) terão uma redução na recompensa por bloco, e mineradores terão que alocar recursos entre os três blockchains, levando em consideração a rentabilidade de mineração.

Com Bitcoin Cash, mineradores ganharão menos BCH por bloco a partir desta semana, e isso pode fazer com que mineradores se afastem da rede a curto prazo. O preço do BCH aumentou 12% antes de seu halving.

Alguns criptoativos de grande capitalização de mercado passaram por excelentes ganhos na semana passada, um forte início de abril após um março tão difícil.

Binance Coin (BNB) foi um dos maiores ganhadores, passando por crescimento significativo na pressão de venda durante a semana. Binance, a empresa-mãe da BNB, anunciou a aquisição do CoinMarketCap, o maior fornecedor de dados do mercado cripto.

Foi uma semana de movimentações positivas nos mercados de bitcoin, conforme o ativo ultrapassou facilmente o nível dos US$ 6,5 mil e, agora, se mantém no nível dos US$ 7 mil. Apesar do otimismo recente, o sentimento nos mercados cripto ainda são variados.

Crypto Fear & Greed Index on Apr 6, 2020

A desistência do bitcoin em diversas corretoras continua a aumentar e o índice Crypto Fear and Greed (“medo e ganância em cripto”) continua a sugerir que negociadores estão em um estado de “medo extremo”.

Novo! Receba Grátis a Newsletter
Crypto Times
Uma newsletter que minera informação para você!

Última atualização por Daniela Pereira do Nascimento - 06/04/2020 - 10:07