Ouro tem leve alta com nova ofensiva de Trump contra Irã
O ouro fechou a sessão desta segunda-feira (6) em leve alta. Os investidores continuaram a precificar os riscos geopolíticos com a escalada das tensões no Oriente Médio após novas ameaças do presidente dos Estados Unidos contra o Irã.
Na Comex, divisão de metais da bolsa de Nova York (Nymex), o ouro para maio encerrou com avanço de 0,11%, a US$ 4.667,80 por onça-troy.
Já a prata para maio cedeu 0,11%, a US$ 72,84 por onça-troy.
O que impulsionou o ouro?
Os preços do ouro foram impulsionados com incertezas do cenário geopolítico, mesmo com a alta nos juros dos títulos do Tesouro dos Estados Unidos, os Treasuries – considerados um dos ativos mais seguros do mundo –, de curto prazo.
Ontem (5), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, emitiu um ultimato repleto de palavrões, alertando o Irã de que estaria “vivendo no inferno” se o Estreito de Ormuz não fosse reaberto até amanhã (7), declarando que seria “o Dia da Usina Elétrica e o Dia da Ponte, tudo em um só”.
Já nesta segunda-feira, o chefe da Casa reiterou que o Irã pode ser derrotado em apenas uma noite. ““O país inteiro pode ser eliminado em uma noite, e essa noite pode ser amanhã”, disse Trump no Salão Oval a jornalistas.
“A guerra poderia acabar muito rapidamente, se eles fizessem o que têm de fazer. Eles têm que fazer certas coisas. Eles sabem disso, estão negociando, acho que de boa fé”, disse.
O secretário de Guerra, Pete Hegseth, o chefe de Estado-Maior Conjunto, general Dan Caine, e o enviado especial Steve Witkoff também participaram da coletiva de imprensa.
Segundo Hegseth, hoje será o dia de maior volume de ataques dos Estados Unidos contra o Irã. “Ataques dos EUA de amanhã serão ainda maiores do que os de hoje”, acrescentou.
Pouco minutos antes das declarações de Trump, a mídia iraniana informou que o país persa rejeitou a proposta de cessar-fogo dos EUA e defendeu o fim permanente da guerra.
As expectativas de uma resolução para o conflito no Oriente Médio, contudo, são sustentadas pelos esforços diplomáticos em andamento, aumentando ainda mais a incerteza em torno das perspectivas para o ouro.
*Com informações de Estadão Conteúdo