Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Países ameaçam esquema de vacinas Covax fazendo seus próprios acordos, diz OMS

26/02/2021 - 16:32
Adhanom Ghebreyesus
Há tempos a OMS pede que países ricos façam com que as vacinas sejam compartilhadas justamente (Imagem: Fabrice Coffrini/Pool via REUTERS)

Países que buscam suas próprias doses de vacinas contra Covid-19 estão fechando acordos com farmacêuticas que ameaçam o suprimento do programa global Covax para países pobres e de renda média, alertou a Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta sexta-feira.

“Agora, países ainda estão buscando acordos que comprometerão o suprimento da Covax”, disse Bruce Aylward, conselheiro sênior da OMS, em uma entrevista coletiva. “Sem dúvida”.

Há tempos a OMS pede que países ricos façam com que as vacinas sejam compartilhadas justamente.

A entidade é uma das líderes do Covax, programa criado para abastecer centenas de milhões de doses de vacinas para países pobres e de renda média – mas até agora o Covax teve uma distribuição lenta.

“Não podemos derrotar a Covid sem igualdade de vacinas. Nosso mundo não se recuperará rápido o suficiente sem igualdade de vacinas, isto está claro”, disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus.

“Fizemos um grande progresso. Mas este progresso é frágil. Precisamos acelerar o suprimento e a distribuição de vacinas contra Covid-19, e não podemos fazer isso se alguns países continuam a abordar fabricantes que estão produzindo vacinas com as quais a Covax conta”.

“Estas ações minam o Covax e privam profissionais de saúde e pessoas vulneráveis de todo o mundo de vacinas que salvam vidas.”

Ele também pediu que países dispensem regras de propriedade intelectual para que outros países possam fazer vacinas mais rapidamente.

“Se não agora, quando?”

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Leia mais sobre: , , ,

Última atualização por André Luiz - 26/02/2021 - 16:32