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Panvel (PNVL3): Resultados do 4T21 geram repercussão otimista e ações sobem 5,3%

25 mar 2022, 11:58 - atualizado em 25 mar 2022, 11:58
Panvel
XP reiterou recomendação de compra e calculou seu preço-alvo em R$ 19,00, uma alta potencial de 36%. (Imagem: Money Times/ Gustavo Kahil)

As ações da Panvel (PNVL3) subiam 5,30%, a R$ 13,90, por volta das 11h desta sexta-feira (25), após a divulgação dos resultados do 4T21, o enquanto o Ibovespa operava perto da estabilidade e subia 0,01%, a 119.061 pontos.

A XP Investimentos reiterou a recomendação de compra da ação, e calculou seu preço-alvo em R$ 19, uma alta potencial de 36% frente o atual valor de negociação. Os relatórios da Genial Investimentos e da Ágora Investimentos também mantiveram a recomendação de compra do papel.

Segundo analistas, os resultados vieram positivos e em linha com as expectativas do mercado. A companhia encerrou o trimestre com uma receita líquida de R$ 893,8 milhões, um crescimento de 11,2% frente o 4T20, além de um crescimento de receita bruta de 13% na comparação anual.

Já o lucro líquido ajustado foi de R$ 28 milhões, uma alta de 5,6%, frente o mesmo período de 2020, e de 7,6% frente às estimativas de mercado.

Outro destaque mencionado foi o a nova margem ebitda (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização), que teve uma expansão de 0,1 ponto percentual, e fechou em 5,1%, apesar das pressões inflacionárias.

Para os analistas da Genial Investimentos, Karen Atsuta e Iago Souza, a margem ebitda poderia ter apresentado queda frente ao trimestre anterior, “por conta das distorções dos custos relativos às novas aberturas em lojas e à pressão inflacionária que impacta negativamente o reajuste de aluguéis e contratos trabalhistas”.

Expansão da marca

O relatório da Genial também mencionou o o aumento da participação dos produtos de marca Panvel, que atingiu 20,5% no mix de Higiene e Beleza; e a expansão da categoria OTC (produtos farmacêuticos de venda livre) impulsionada pela demanda de gripes e resfriados (+74,4%) e pela categoria de serviços com o Panvel Clinic.

Já os analistas da XP destacaram o canal digital como um pilar importante para a companhia, com uma penetração de 15% em relação às vendas do varejo (acima da média de 8,8% da RD e Pague Menos), “enquanto os Produtos Panvel também continuam ganhando tração, fechando o ano com uma participação recorde de 7,8% nas vendas do varejo”.

Outro ponto mencionado pelos analistas foram a abertura de novas lojas no ano, a Panvel entregou 60 lojas em 2021, frente 44 em 2020, mas fechou 16 (sete transferências e nove fechamentos). Conforme o relatório da  Ágora Investimentos, espera-se maiores adições líquidas em 2022 com 65 novas lojas e oito fechamentos.

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Jornalista formada pela Escola Superior de Propaganda e Marketing e repórter no portal Money Times, com passagem pela redação da Forbes Brasil. Atualmente escreve e acompanha notícias sobre economia, empresas e finanças.
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