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Pão de Açúcar: cisão do Assaí e resultados do 4º trimestre vão impulsionar ação

28 jan 2021, 17:09 - atualizado em 28 jan 2021, 17:09
Loja da Assaí, do Grupo Pão de Açúcar, em Manaus
Segundo o Safra, assumindo múltiplo P/L (preço sobre lucro) de 16 vezes para Assaí, as operações do atacarejo valeriam R$ 20,8 bilhões após a cisão (Imagem: LinkedIn/Assaí)

O Safra reforçou a recomendação de outperform (desempenho esperado acima da média do mercado) e o preço-alvo ao fim de 2021 de R$ 102 para a ação do Grupo Pão de Açúcar (PCAR3) após conversar com o CEO da companhia, Christophe Hidalgo, e o novo CFO Guillaume Gras. Na reunião, os executivos esclareceram alguns pontos sobre a reorganização societária pela qual a empresa passou e falaram sobre o que o mercado pode esperar dela nessa safra de resultados.

Os analistas do Safra continuam otimistas com a tese de investimento do grupo. Eles veem dois principais gatilhos para os papéis do varejista: o spin off do Assaí, previsto para ser concluído até o fim do primeiro trimestre deste ano, e o balanço do quarto trimestre de 2020.

“Acreditamos que a iminente cisão e os resultados do quarto trimestre vão ajudar a limpar algumas das nuvens carregadas cobrindo a ação, ao mesmo tempo que ajuda a dissipar a impressão de que a execução é inferior em comparação ao rival Carrefour (CRFB3)”, comentaram os analistas Guilherme Assis e Felipe Reboredo, em relatório divulgado nesta quinta-feira.

Potencial de alta

Pelas estimativas do Safra, o segmento de varejo do Grupo Pão de Açúcar pode, operando sozinho, registrar ganhos de R$ 250 milhões em 2021. Já o Assaí deve atingir perto de R$ 1,3 bilhão.

Segundo o banco, assumindo múltiplo P/L (preço sobre lucro) de 16 vezes para Assaí, as operações do atacarejo valeriam R$ 20,8 bilhões após a cisão. Para o segmento de varejo, o valor seria de R$ 2,5 bilhões. Dessa forma, o valor combinado atingiria R$ 23,3 bilhões, ou R$ 87 por ação, representando um potencial de valorização de 16% em relação ao preço atual do papel.

Em relação aos resultados, que também podem impulsionar o desempenho da empresa na Bolsa, o Safra acredita que a companhia vai fechar o ano em grande estilo, com crescimento contínuo tanto para o Assaí quanto para as operações de varejo.

O segmento de multivarejo deve mostrar bom ritmo de crescimento também, com melhorias graduais nas bandeiras Pão de Açúcar e fortes vendas pelo Extra e Comprebem. A Éxito continuará mostrando um avanço moderado nas vendas, mas já com melhorias.

Pão de Açúcar Supermercados
Com a cisão do Assaí, o Grupo Pão de Açúcar vai dar mais atenção às suas demais unidades de negócio (Imagem: Reuters/Nacho Doce)

Novo foco

Com a cisão do Assaí, o Grupo Pão de Açúcar vai dar mais atenção às suas demais unidades de negócio. Hidalgo e Gras disseram ao Safra que, além da transformação digital, a companhia tem feito ajustes na estratégia comercial da bandeira Extra, saindo da antiga estratégia “high-low” para um posicionamento de preços diários mais baixos.

Na avaliação do banco, o crescimento do atacarejo e o surgimento da pandemia fizeram com que os consumidores passassem a ser mais receptivos com a nova estratégia.

Quanto à bandeira Pão de Açúcar, os executivos comentaram que a companhia deve retomar o plano de expansão, mas com foco em regiões já existentes. O grupo também dará continuidade aos investimentos no modelo de proximidade, com expansão contínua das lojas Minuto Pão de Açúcar.

Editora-assistente
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
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Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
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