Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

GPA vai cindir Assaí com listagem na B3 e Nyse; descarta IPO

09/09/2020 - 19:26
Assaí Pão de Açúcar PCAR4
De acordo com fato relevante, a cisão será precedida da transferência da participação hoje detida pela Assaí na Almacenes Éxito para o GPA (Imagem: Money Times/Gustavo Kahil)

O GPA (PCAR3) anunciou nesta quarta-feira que seu conselho de administração autorizou estudos para a cisão de seu braço de atacarejo Assaí e posterior listagem da companhia na B3 e na Bolsa de Nova York.

A listagem do Assaí na bolsa, porém, não será acompanhada de uma oferta de ações (IPO, na sigla em inglês).

De acordo com fato relevante, a cisão será precedida da transferência da participação hoje detida pelo Assaí na Almacenes Éxito para o GPA.

A previsão é de que o negócio seja concluído até março de 2021, disse o co-vice-presidente do conselho de administração do GPA Ronaldo Iabrudi.

“O propósito da transação é liberar potencial dos negócios de cash & carry e do varejo tradicional da companhia, permitindo que operem de forma autônoma, com administração separada e foco nos seus respectivos modelos de negócios”, afirmou o Iabrudi em teleconferência com jornalistas.

A varejista afirmou ainda que a transação permitirá que cada negócio tenha acesso direto ao mercado de capitais e a outras fontes de financiamento.

Assim, após concluída a cisão e a listagem, o grupo francês Casino terá uma participação de cerca de 41% em ambas as companhias, com o restante do capital distribuído no mercado.

(Atualização: esta matéria foi atualizada às 17h20 de 10 de setembro, com a nova redação fornecida pela Reuters, e que inclui a negativa, por parte do GPA, de que a cisão do Assaí será acompanhada por seu IPO)

Veja o comunicado:

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Márcio Juliboni - 10/09/2020 - 17:22