BusinessTimes

Para começar um empreendimento, é importante saber calcular o investimento inicial

18 maio 2021, 20:39 - atualizado em 19 maio 2021, 13:28
É essencial ter um plano de negócios antes de começar uma empresa

Para abrir uma empresa, é preciso investir para tirar o negócio do papel. Isso inclui, por exemplo, os custos com a infraestrutura, as despesas para obtenção do CNPJ e os gastos mensais.

É necessário calcular também o investimento necessário com produtos e serviços, além de entender quando a empresa conseguirá recuperar o capital inicial investido. É preciso, antes de tudo, se ater às burocracias, principalmente as obrigações com funcionários, que podem levar a problemas sérios com a justiça trabalhista.

É essencial ter um plano de negócios antes de começar uma empresa. Para não passar por dificuldades inesperadas, o ideal é colocar no papel a elaboração do plano de negócios. Nele, traça-se um retrato do mercado, do que a empresa vai oferecer e as atitudes do empreendedor.

Com um detalhamento das informações sobre possíveis clientes, fornecedores e viabilidade do negócio, é possível organizar as ideias antes de começar a atividade. E o plano de negócio também há de ser flexível, caso a realidade se apresente de forma distinta.

Para o cálculo do investimento inicial, é interessante dividir a planilha entre investimento fixo, investimento pré-operacional e capital de giro. O investimento fixo refere-se a todo o custo de infraestrutura, como móveis e equipamentos eletrônicos.

Já o investimento pré-operacional inclui valores para iniciar a operação da empresa, como treinamento de funcionários, registro de marca e legalização da empresa. O capital de giro, por sua vez, é o valor necessário para a empresa funcionar mensalmente, como, por exemplo, o salário dos funcionários e os impostos.

Buscar ajuda de um profissional formado na faculdade de administração ajuda a entender os custos e quais procedimentos precisam ser feitos.

O capital de giro ainda pode se dividir em três: por necessidade, próprio e líquido. Um especialista pode auxiliar com todos os detalhes financeiros que devem ser organizados por uma nova empresa. É importante não subestimar os custos para não acabar com contas maiores do que o previsto.

Uma estrutura enxuta ajuda a começar uma empresa sem grandes investimentos até que o negócio prospere. Ir aumentando aos poucos é uma forma de dar um passo de cada vez.

Por exemplo, é possível começar sem funcionários, trabalhando de casa com a estrutura que já possui, e usar a tecnologia para alcançar os clientes. O meio digital é uma maneira de começar com pouco investimento. É preciso, no entanto, sempre manter um bom controle financeiro, independentemente do tamanho do negócio.

No mercado há mais de 5 anos, o Money Times é referência em investimentos pessoais, educação financeira, gestão de carreiras e consumo no mercado brasileiro. No Money Times, investidores, analistas, gestores e entusiastas do ambiente econômico brasileiro usufruem de textos objetivos e de qualidade que vão ao centro da informação, análise e debate. Buscamos levantar e antecipar discussões importantes para o investidor e dar respostas às questões do momento. Isso faz toda a diferença.
Twitter Facebook Linkedin Instagram YouTube Site
No mercado há mais de 5 anos, o Money Times é referência em investimentos pessoais, educação financeira, gestão de carreiras e consumo no mercado brasileiro. No Money Times, investidores, analistas, gestores e entusiastas do ambiente econômico brasileiro usufruem de textos objetivos e de qualidade que vão ao centro da informação, análise e debate. Buscamos levantar e antecipar discussões importantes para o investidor e dar respostas às questões do momento. Isso faz toda a diferença.
Twitter Facebook Linkedin Instagram YouTube Site
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.