Eleições 2018

Paraná Pesquisas/Empiricus: Eleitor vê segundo turno entre Bolsonaro e Ciro

12 set 2018, 9:00 - atualizado em 12 set 2018, 9:16

O candidato Jair Bolsonaro (PSL) alcançou a marca de 26,6% das intenções de votos para a Presidência da República, mostra uma pesquisa publicada nesta quarta-feira pelo instituto Paraná Pesquisas e encomendada pela Empiricus Research. Ciro Gomes (PDT) aparece em segundo com 11,9%, Marina Silva (REDE) em terceiro com 10,6%. A Revista Crusoé faz um evento ao vivo para comentar os resultados.

Ciro pode ser o Lula de 2002?

Geraldo Alckmin (PSDB) está na quarta colocação com 8,7% e está colado a Fernado Haddad (PT), que tem 8,3% das preferências. Álvaro Dias (PODE) fica com 3,7%, João Amoêdo (3,3%) e Henrique Meirelles (2,4%).

A pesquisa foi realizada com 2.010 eleitores por meio de entrevistas pessoais em 26 Estados e Distrito Federal e em 167 municípios brasileiros entre os dias 07 e 11 de setembro de 2018. Tal amostra representativa do Brasil atinge um grau de confiança de 95,0% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 2,0%.

Segundo turno

A pesquisa também mostra qual é a percepção dos eleitores sobre qual candidato vai para o segundo turno. No quadro geral, Bolsonaro lidera com 51,9%, seguido por Ciro (26%), Alckmin (23,7%), Marina (18,2%) e Haddad (14,8%).

Os outros candidatos foram mencionados por menos de 10% da amostra. 15,1% não souberam responder.

Entre os eleitores de cada candidato, as respostas diferem: para os bolsonaristas, o candidato com maiores chances de enfrentar o militar é Alckmin, escolhido por 23,9% do grupo. Entre os eleitores de Ciro, Bolsonaro aparece com 51% de percepção de ir para o segundo turno. Já 42% dos eleitores de Alckmin também acreditam que o candidato do PSL terá um combate direto com o tucano.

A candidata que inspira menos certeza entre seus eleitores é Marina Silva: 60,6% dos seus eleitores disseram que ela iria para o segundo turno.

Motivos para votar

Para 23,6% dos eleitores de Bolsonaro, o principal motivo para tê-lo na presidência é a promessa de projetos anticriminalidade. Outros 15,3% acreditam que o candidato representa a mudança; 13,1% devem votar nele porque se identificam com o discurso; 11,2% votam devido aos projetos anticorrupção. Dentre os outros motivos, que não chegam a 5% individualmente, estão a honestidade, os projetos na área da educação, a falta de opção, os projetos sociais e o fato de ser contra o Lula e o PT.

No caso do candidato Ciro Gomes, 14,2% dos eleitores afirmaram se identificar com o discurso do candidato; 11,3% acreditam nas propostas de geração de emprego; 9,2% pelos projetos na área econômica; 8,8%, pela experiência política e 6,3% pelas propostas citadas espontaneamente. Dentre os outros motivos que não chegam a 5% individualmente, estão o fato de ser nordestino, ser próximo do ex-presidente Lula, pelos projetos sociais e por representar a mudança. 8,5% dos eleitores citaram outras coisas não relacionadas aos motivos específicos.

Para 38% do eleitorado de Haddad, o motivo que o faz merecer o voto é ser próximo do ex-presidente Lula, sendo que 7,8% votam pelas suas propostas de geração de emprego, 7,4% por se identificarem com o discurso e 6,6% porque o ex-prefeito paulistano tem experiência política. Dentre os outros motivos, ser um bom administrador e apresentar projetos sociais não chegaram a 5%, mas foram citados. 6,6% dos eleitores citaram outros fatores.

Veja a íntegra:

No mercado há mais de 5 anos, o Money Times é referência em investimentos pessoais, educação financeira, gestão de carreiras e consumo no mercado brasileiro. No Money Times, investidores, analistas, gestores e entusiastas do ambiente econômico brasileiro usufruem de textos objetivos e de qualidade que vão ao centro da informação, análise e debate. Buscamos levantar e antecipar discussões importantes para o investidor e dar respostas às questões do momento. Isso faz toda a diferença.
Twitter Facebook Linkedin Instagram YouTube Site
No mercado há mais de 5 anos, o Money Times é referência em investimentos pessoais, educação financeira, gestão de carreiras e consumo no mercado brasileiro. No Money Times, investidores, analistas, gestores e entusiastas do ambiente econômico brasileiro usufruem de textos objetivos e de qualidade que vão ao centro da informação, análise e debate. Buscamos levantar e antecipar discussões importantes para o investidor e dar respostas às questões do momento. Isso faz toda a diferença.
Twitter Facebook Linkedin Instagram YouTube Site
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.