Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Parceria entre Oasis Labs e Nebula Genomics deseja tornar privados dados genômicos

21/09/2020 - 15:10
Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento
Sequenciamento de genomas é descobrir a ordem dos nucleotídeos de DNA, ou bases, em um genoma e pode ser usado para descobrir a ancestralidade de uma pessoa (Imagem: Nebula Genomics)

Oasis Labs, startup que desenvolve tecnologia de contratos autônomos que preservam a privacidade, e Nebula Genomics, startup de sequenciamento genético também focada em privacidade, se uniram para criar uma plataforma que permitirá que clientes da Nebula tenham “controle exclusivo” sobre quem pode acessar seus dados.

Fundada por Dawn Song, cientista da computação pela Universidade da Califórnia em Berkeley, e apoiada pelo fundo a16z Crypto e inúmeros outros fundos de capital de risco com foco em cripto, Oasis Labs desenvolveu um blockchain apermissionado e proof-of-stake (PoS) que usa hardware confiável chamado de enclave de segurança para separar a execução de contratos autônomos do consenso em blockchain de uma forma que mantenha confidenciais os dados subjacentes.

Nebula também foi fundada por um grande acadêmico: George Church, professor de genética da Universidade de Harvard.

A empresa visa fornecer não apenas sequenciamento de genomas — este ano, lançou um teste de sequenciamento de genomas que custa apenas US$ 300 —, mas também garantir que os dados dos clientes sejam completamente privados.

O custo do sequenciamento genético de última geração caiu drasticamente nas duas últimas décadas. Em 2007, o famoso biólogo James Watson se tornou a primeira pessoa a ter seu genoma sequenciado por menos de US$ 1 milhão.

Agora, sequenciar genomas pode custar apenas algumas centenas de dólares — e sequenciamento barato promete introduzir uma nova era da medicina em que a assistência médica pode ser adaptada para a composição genética única das pessoas.

Mas muitos pacientes estão relutantes em obter sua sequência genética. Um grande motivo é que não confiam em empresas de genética pessoal para manter privados seus dados, segundo Kamal Obbad, CEO e cofundador do Nebula.

DNA
Muitas pessoas não realizam sequenciamento de genomas para descobrir sua ancestralidade porque muitas grandes empresas foram acusadas de vender esses dados a terceiros (Imagem: Pixabay)

Nos últimos anos, empresas como 23andMe e Ancestry.com foram criticadas por vender dados genéticos de seus clientes a terceiros.

Nebula, fundado em 2016, sempre focou em se diferenciar com privacidade de dados e proteções de segurança, segundo Obbad. A empresa já fornece um serviço que permite que usuários tenham seu genoma sequenciado sem terem de revelar sua identidade à empresa.

Porém, desde que foi lançada, Nebula tem o objetivo de usar a tecnologia blockchain para dar aos usuários completa governança de seus dados.

A plataforma de contratos autônomos da Oasis dará aos usuários controle refinado sobre quem tem permissão de acessar seus dados e poderão compartilhar essas informações com pesquisadores de genomas enquanto as mantêm confidenciais, afirmou Obbad.

Isso porque todas as análises de dados acontecerão em uma parte isolada de hardware chamada enclave seguro, que é como uma caixa-preta que mantém as informações privadas de terceiros — e da própria Nebula.

“Nebula nunca armazenará seu DNA”, garantiu Obbad. Isso protege não apenas o usuário, mas também o pesquisador. “Agora, não terão de lidar com toda a sobrecarga regulatória de lidar com informações de identificação.”

Nebula descartou planos de lançar um token nativo, mas a empresa deseja permitir micropagamentos em criptoativos para usuários que desejem lucrar com seus dados, explicou Obbad.

Enquanto isso, ele acredita que recursos de privacidade que Nebula poderá oferecer graças à plataforma Oasis irão fazer com que mais pessoas obtenham seu sequenciamento. “Eu realmente acho que existem pessoas por aí que não queriam realizar seu teste genético e agora irão realizá-lo”, disse ele.

Usuários interessados podem participar do programa beta e a versão de produção da plataforma estará pronta nos próximos meses. “Com certeza, esse produto está pronto para o lançamento”, afirmou Obbad.

Novo! Receba Grátis a Newsletter
Crypto Times
Uma newsletter que minera informação para você!

Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
theblockcrypto.com © 2020 - The Block Crypto, Inc. All rights reserved. Todos os direitos reservados.

Última atualização por Daniela Pereira do Nascimento - 21/09/2020 - 15:10